CER analisa Campanha Salarial para o ano de 2023. Piso e PCCR são prioridades

O último dia do Conselho Estadual de Representantes do Sintepp neste sábado (4), no CCBEU, abordou e analisou o andamento das campanhas salariais dos trabalhadores (as) em educação pública nos mais de 140 municípios paraenses. Entre as principais reivindicações continuam a garantia do cumprimento da Lei do Piso e a unificação dos PCCR’s, não sendo descartada a possibilidade de paralisação de atividades caso não haja avanço nas negociações. Os trabalhos foram coordenados por Ediana Melo e Mateus Ferreira.

Representantes das 10 Regionais do sindicato e da Rede Estadual de Ensino expuseram a luta que se iniciou já no mês de janeiro pela garantia de nossos direitos. Também foi incluída na pauta a luta pela melhoria do IASEP, que passa por um processo de total sucateamento por parte do governo Helder, tendo diversos convênios fechados.

Para ver mais imagens, clique aqui.

Avançando a pauta, a mesa de Comissão de Ética, coordenada por Conceição Holanda, Débora Miranda, Mauro Borges, Waldira Calado e Thiago Barbosa, analisou e aprovou o regimento interno, além de eleger os titulares e suplentes das Comissões Regionais, conforme aprovado no XXIII Congresso Estadual da entidade, ocorrido em novembro de 2022.

Posteriormente foi instalada a mesa sobre Precatórios do Fundeb, que expôs as estratégias jurídicas do Sintepp para garantir que os recursos sejam repassados para os profissionais do Magistério em nosso Estado. Em seguida, o debate girou em torno do regimento interno da assessoria jurídica do sindicato, sendo aprovada ainda a minuta de contratação de nossos advogados e seu percentual de reajuste para o ano de 2023, com data-base em maio. Quem coordenou o momento foi Thiago Barbosa.

Para finalizar o CER, a pauta O Que Ocorrer foi coordenada por Beto Andrade e Waldira Calado e abordou o E-social. Nosso contador, Adailton Freitas, demonstrou como ficam as regras de cadastramento de nossos funcionários a partir das alterações propostas pelo governo federal ao sistema previdenciário e empregatício. A mesa aprovou ainda moções de repúdio contra os governos de perseguem dirigentes sindicais e uma nota de agradecimento aos nossos funcionários pela dedicação prestada ao atendimento de nossas demandas no cotidiano do Sintepp.

Agradecemos a cada conselheira e conselheiro do Sintepp que esteve nestes dois dias de debate conosco, construindo a efetivação da luta nos quatro cantos do Pará.

NOTÍCIAS RÁPIDAS