Conselho Estadual de Representantes abre trabalhos com Plenária de Mulheres

Começou na manhã desta sexta-feira (3) o Conselho Estadual de Representantes do Sintepp. A atividade acontece no auditório do CCBEU, em Belém e tem como pauta: Plenária das Mulheres; Informes das Regionais; Análise da Conjuntura; O papel do Sintepp no combate ao fascismo em defesa da democracia no Brasil; 40 anos do Sintepp; Comissão de Ética e O que ocorrer.

Veja mais imagens clicando aqui.

A abertura do CER ocorreu com a Plenária de Mulheres, em mesa coordenada por Conceição Holanda, Mônica Brito e Léia Pinto. Pela manhã, dirigentes de todo o Estado debateram ações de empoderamento feminino e a estruturação deste coletivo, que representa a maioria de nossa categoria, e parte para a organização de seu 2º Encontro.

Após o intervalo do almoço, representantes das centrais sindicais debateram a conjuntura atual do país, pontuando os desafios do movimento sindical no cenário das reformas trabalhista, previdência e do ensino médio, que precisam urgentemente ser revogadas para a garantia dos direitos da classe trabalhadora e de próximas gerações. Representando a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, Mateus Ferreira, a CTB, Thiago Barbosa, a CUT, Glauber Silva e a CSP-Conlutas, Silvia Letícia Luz. A mesa foi coordenada por André Silva e Heloise Rocha.

Avançando os debates, ocorreu a mesa de formação denominada: O papel do Sintepp no combate ao fascismo em defesa da democracia no Brasil, que contou com a coordenação de Cirlene Cabral e Haroldo Freitas e teve como palestrante o professor Eurico Júnior, que leciona História na Escola em Tempo Integral Temístocles de Araújo. Em uma abordagem certeira sobre o crescimento do fascismo no Brasil, o educador explicou como esse discurso seduz as massas e chega até mesmo dentro de instituições religiosas, setores chaves da política e expressa a inversão de valores, a pauta de costumes e o crescimento das desigualdades na sociedade brasileira.

Para fechar o dia, a mesa 40 anos do Sintepp – Uma história de Lutas, com a coordenação de Beto Andrade, Rafaela Pereira e Elson Barbosa, aprovou as atividades que envolverão o ano de aniversário do maior sindicato de trabalhadores e trabalhadoras da Região Norte, uma história traçada pela resistência e luta da classe trabalhadora em favor de uma educação pública para todos, com valorização profissional e justiça social.

Amanhã (4) o CER continua com a pauta de Comissão de Ética. Sintepp – 40 anos – Uma história de Lutas!

NOTÍCIAS RÁPIDAS