SINTEPP Augusto Corrêa denuncia péssimas condições de escolas da Rede Municipal de Ensino

Em visitas da Coordenação do SINTEPP – Subsede Augusto Corrêa motivadas por algumas informações de comunitários e funcionários de estabelecimentos escolares que passam por situações de possíveis irregularidades ocorridas nas unidades escolares: Escola Municipal VIRGÍLIO CORRÊA (VILA DE ARAÍ), Escola Municipal ANTÔNIO SILVEIRA DA CUNHA (VILA DE ITAPIXUNA) e Escola Municipal ENEDINA GONÇALVES DOS REIS (VILA DE CACHOEIRA), integrantes de coordenação sindical visitaram estas unidades de ensino para acompanhar de perto as demandas relatadas. Constatou-se, portanto, diversas irregularidades que ferem o direito básico dos nossos alunos, no que diz respeito a uma educação de qualidade.

Foram-nos relatados pelos profissionais e encontrados ambientes sem condições mínimas de funcionamento, como falta de banheiros, falta de bebedouros apropriados (em alguns desses locais os próprios alunos ou professores têm que pegam garrafas d’água na vizinhança), salas sem nenhum tipo de ventilação, sem iluminação, e em alguns lugares em que as salas funcionam separadas, os alunos têm que deslocarem-se até onde a merenda é servida por uma distância não razoável para merendar, e alguns casos, entre ida e volta, fica bastante comprometido o tempo do recreio que é de 15 minutos.

Um problema gravíssimo encontrado foi em relação a alimentação escolar, em desconformidade com o edital e contrato, pois na licitação está a marca de um leite integral da marca ”Itambé” e estão servindo em algumas escolas o leite da marca “Soberano”, na licitação tem o arroz tipo 1 e estavam servindo tipo 3, e outro sem classificação.

Não são razoáveis ou tão pouco aceitáveis essas condições. Nossa Coordenação fez um relatório bem didático, com imagens auto explicativas, e o entregou às autoridades competentes e conselhos de controle social, com pedido de urgência para que as providências sejam tomadas, no sentido de solucionar os problemas relatados.

Sabe-se que para muitos dos nossos educandos a merenda escolar é de extrema importância na sua vida cotidiana. A própria legislação educacional, o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA e nossa constituição declaram que criança e adolescentes são pessoas em desenvolvimento físico e intelectual e reservam vários artigos para reafirmar esta condição. A importância da alimentação escolar de qualidade e regular é fator também importante no processo ensino-aprendizagem e a falta desta ou a má qualidade compromete de certa forma todo o processo educacional.

Desta forma espera-se uma resposta e assim que tivermos iremos divulgá-la, e seguimos lutando em defesa de uma educação pública de qualidade, e para que os discentes e os profissionais da educação sejam valorizados.

Seguimos na luta!

Por uma educação pública de qualidade!

Coordenação Subsede Sintepp Augusto Corrêa

NOTÍCIAS RÁPIDAS