Sintepp Ananindeua orienta categoria diante da ameaça do COVID-19

O vírus COVID-19 é uma realidade no Brasil. Os casos se espalham pelo sul e sudeste do país e tendem, devido à fácil propagação, a chegar à região Norte nas próximas semanas. O governo Bolsonaro em atitude irresponsável não apresentou medidas de prevenção ao vírus e, tão pouco, estrutura o Sistema Único de Saúde revogando a PEC 95, que cortou verbas da saúde e educação, menosprezando o risco de calamidade pública em território nacional.

Na mesma linha, os governos de Helder Barbalho e Manoel Pioneiro, fazem vistas grossas à necessidade de prevenção ao vírus para redução de suas consequências. Não se vê campanha publicitária orientando a população. O que se vê é apenas a promoção da imagem do governador que ironicamente possui uma emissora de televisão a seu inteiro dispor.

Em Ananindeua, 2ª maior cidade do Pará, Pioneiro segue a lógica do desprezo ao risco que toda a população da cidade sofre. Vê-se profundo alinhamento de conduta entre governos federal, estadual e municipal na desassistência ao povo.

Será despreparo apenas ou intenção em provocar o caos e apoiar o desejo do governo Bolsonaro em privatizar o SUS?

O Sintepp Ananindeua e Regional Metropolitana denunciam o silêncio e a imobilidade dos governos de Helder, Pioneiro, Mário Filho, Rone Silva, Evandro Watanabe e Nilson Santos e EXIGEM medidas de prevenção e preservação da saúde pública da população.

Exigimos ainda que as Secretarias Estadual e Municipais de Educação da Região Metropolitana de Belém forneçam insumos de higienização para trabalhadores da educação, estudantes e toda comunidade escolar, além de que mantenham contato constante com as Secretarias de Saúde, afim de mapear áreas de risco e casos suspeitos e que diante da identificação destes, SUSPENDAM IMEDIATAMENTE AS ATIVIDADES DAS UNIDADES DE ENSINO, tendo em vista a superlotação e insalubridade de salas de aula, a existência de grande número de trabalhadores e estudantes pertencentes aos grupos de risco e a indispensável necessidade de isolamento social para redução do potencial de contaminação do vírus entre a comunidade escolar.

Obs: A Subsede Ananindeua manterá suas agendas de reunião de negociação da campanha salarial de 2020, até 2ª ordem, uma vez que com o anúncio do índice de 12,84% o governo Pioneiro mantém o piso municipal dos trabalhadores da educação abaixo do piso nacional. Portanto, ainda buscaremos a conquista do reajuste para funcionários de escolas, entre outros pontos.

Ananindeua/Pa, 16 de março de 2020.
Coordenação SINTEPP Ananindeua e Coordenação Regional Metropolitana SINTEPP.

NOTÍCIAS RÁPIDAS