Comunidades indígenas ocupam SEDUC

Governo do Pará quer substituir aulas presenciais por EAD em comunidades indígenas que não têm luz elétrica e nem internet

Desde o início da manhã de hoje (14) mais de 100 lideranças indígenas ocupam o prédio da Secretaria de Estado de Educação do Pará em protesto contra o fechamento de turmas do Sistema Modular de Ensino (SOME). Os manifestantes rejeitam a proposta do Governo Helder Barbalho de substituir professores nas comunidades por aulas on-line.

A grande maioria das comunidades indígenas do Estado não contam com a infraestrutura necessária para a substituição e tal ação do governo é uma grande farsa, pois além da falta de estrutura mínima não existe nas comunidades energia elétrica suficiente e nem sinal de internet.

Quem vai pagar pelo prejuízo da retirada dos docentes das terras indígenas e ribeirinhas são as comunidades. Por isso, a reação a ameaça de fechamento das turmas foi imediata. “Nosso Estado tem mais de 55 etnias e uma população indígena de mais de 60 mil pessoas. Não podemos aceitar que o estado da COP30 tire o direito destas comunidades à formação integral. Queremos ser ouvidos pelo governador do Pará”, declarou Conceição Holanda, Coordenadora Geral do SINTEPP.

Durante a ocupação, a PM lançou spray de pimenta nos banheiros do prédio, cortou a luz e tentou limitar o acesso da imprensa aos manifestantes. A ocupação, porém, resiste e se mantém de forma pacífica!

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip