30|06 (QUI) – Cordão do Uirapuru da Liberdade – Instituto Paulo Freire

Instituto Paulo Freire apresenta Cordão do Uirapuru da Liberdade

A Peça Cordão do Uirapuru da Liberdade homegeia os cordões de pássaros da cidade de Belém do Pará que se passavam no ano de 1970.

Na História o pássaro Uirapuru é aprisionado pelo Capitão da Guarda, que é um militar que discorda da apresentação do cordão no Teatro São Cristóvão.

Para liberar o pássaro das mãos opressoras do Capitão, o Prosador, seu guardião, e amigos organizam juntos um movimento com a finalidade de libertá-lo em meio à presença de encantados, de uma fada, um pássaro Tem-Tem, uma indígena, uma mulher cabana, o homem do povo chamado Zé Perequeté e também as Vozes da Rádio (mulheres da época que realizavam os comeciais da rádio).

No movimento de busca por libertação do Uirapuru são lembradas atrações da época como o mágico Chamon e o palhaço Alecrim com suas brincadeiras. Memórias da patrulha da cidade e a carrocinha também são lembradas.

Vale a pena ressaltar o período com muita alegria, mas sem perder a reflexão crítica ao abandono do Teatro São Cristóvão e a redução da quantidade dos Cordões em Belém.

Serviço:

30|06 (QUI)

19h

Sede do Sintepp (Tv. Pe. Eutíquio, 1337 – ao lado do CCBEU)

Ingressos:

R$ 20.00 (inteira)

R$ 10,00 (meia)

Informações: (91) 991741685 – Antônio Carlos

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip