SUSPENSÃO DAS AULAS – NOTA OFICIAL DO SINTEPP

PELA GARANTIA DA LIBERAÇÃO DE TÉCNICOS E FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA.

O Sindicato dosTrabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Pará – SINTEPP reconhece a correta decisão do governador Helder Barbalho em suspender preventivamente as aulas como prevenção a COVID-19, mas encaminha esse questionamento ao Governo do Estado, pelo fato obrigar técnicos e funcionários de escola em continuarem indo às escolas para realizar a distribuição da alimentação escolar.

Há uma patente contradição em tal orientação, visto que a medida não evitará a aglomeração de pessoas nas unidades de ensino, mesmo que apenas em pequenos espaços de tempo, mantendo o risco da proliferação do vírus de maneira exponencial.

Nossa solicitação levantava a preocupação com a descontinuidade da alimenta escolar, cobrando do governo medidas para dar suporte aos mais necessitados, sem que isso implicasse em permanência de servidores no âmbito escolar.

Não temos como concordar com tal tratamento desigual a nossa categoria, que acaba por permanecer exposta à contaminação e proliferação da infecção.

Portanto, novamente apelamos à sensibilidade do Governo do Pará, e Secretaria de Educação, para que revejam a decisão, orientando a distribuição de uma única vez da alimentação escolar aos/às estudantes mais carentes, podendo ainda viabilizar cestas básicas, garantindo assim a liberação de todos/as trabalhadores/as em educação do ambiente escolar neste momento de necessidade de máximo isolamento possível.

Pará, 18 de março de 2020.

Coordenação Estadual do SINTEPP.