SINTEPP Tomé-Açu realiza I Encontro de Mulheres

No último 08 de março o Sintepp Tomé-Açu realizou na sede do sindicato seu I Encontro de Mulheres, com o tema “O Empoderamento feminino como instrumento de promoção à igualdade de gênero em todas as atividades sociais (Lugar de mulher é onde ela quiser)”.

Unidas (os) somos mais fortes! Conheça a história do SINTEPP Tomé-Açu

O presente encontro representou o reconhecimento da importância das Mulheres na sociedade e resgatou a história das “Mulheres Pioneiras” que fundaram o SINTEPP TOMÉ-AÇU/Pa. No dia 10 de setembro de 1983, no município reuniu-se um grupo de professoras a fim de encontrarem meios para reivindicar seus direitos, com objetivo de alcançarem melhorias para sua vida profissional.

Nesta reunião criou-se a Associação dos Professores de Tomé-Açu, já vinculada ao SINTEPP/Estadual, que recebia de suas associadas o valor correspondente a uma hora aula, pagas em mãos à presidência da referida associação. Foram sócias fundadoras: Benedita Ferreira de Melo Pinheiro (secretaria), Cecília Reinaldo de Oliveira (tesouraria), Juracy da Silva Tavares (presidência), Lucimei Ferreira da Silva, Maria Dalva G. Siqueira, Maria Eliete Teixeira Bezerra Xavier (secretaria), Maria Nazaré Barros, Maria Oguina dos Santos da Silva, Mercedes Braga Correa (divulgação), formando assim a diretoria e motivadas pelo lema “UNIDOS SEREMOS MAIS FORTE”, e iniciaram as lutas em prol de seus objetivos.

Portanto, este Sindicato é fruto da luta do conjunto de mulheres que acreditaram na luta sindical para trazer qualidade de vida e educacional para todas/os, e foi através da luta iniciada pelas mulheres guerreiras que as vitórias e conquistas para classe trabalhadora foram se tornando realidade.

O objetivo central do I Encontro de Mulheres educadoras de Tomé-Açu foi promover a interação entre as mulheres filiadas ao SINTEPP, reforçando o Empoderamento Feminino através de palestras (QUEBRANDO O SILÊNCIO), rodas de conversas e dinâmicas de interação.

O referido evento foi finalizado na tarde de 08 de março de 2020 com um agradecimento da Coordenação da Subsede a presença das filiadas e palestrantes Maria Odazilma Miranda do Carmo (Assistente Social) e Waldira Calado, Gisele Oliveira e Almira Luz (representantes da REGIONAL BAIXO TOCANTINS de nosso sindicato).

A Coordenação Estadual parabeniza a Reg. Baixo-Tocantins e a Subsede de Tomé-Açu pelo significativo evento.

Veja abaixo a PROGRAMAÇÃO:

08h – CAFÉ DA MANHÃ;

09h – PALESTRA QUEBRANDO O SILÊNCIO;