SINTEPP realiza Conselho Estadual de Representantes

Nosso Sindicato promoveu no último sábado (19) seu Conselho Estadual de Representantes/CER, pela plataforma digital Zoom.

Na pauta: Análise de conjuntura; Retorno às aulas presenciais; Congresso Estadual do SINTEPP e Eleições sindicais.

Após a abertura dos trabalhos, a Coordenação Estadual apresentou a metodologia e as/os Conselheiras/os aprovaram os seguintes pontos:

Na análise de conjuntura foi aprovada a manutenção da mobilização e o total rechaçamento da política genocida de Jair Bolsonaro, que elegeu a educação pública como uma de suas principais inimigas. Ainda confirmamos a exigibilidade do governo Helder e dos prefeitos da adoção de posturas coerentes e eficazes quanto as medidas de segurança sanitária, quando do retorno de nossas atividades funcionais e pedagógicas Estado a dentro.

Sobre o retorno às aulas presenciais, o SINTEPP é totalmente contrário. Pois avaliamos que a retomada das atividades escolares, sem a garantia de testagem e das condições estruturais adequadas nas unidades educacionais é totalmente inviável. Logo, o diálogo com nossa categoria continua, bem como a  manutenção da pressão legal, onde buscaremos parceria com os Ministérios Públicos Federal e Estadual, e seguiremos atentos as deliberações do Conselho Estadual de Educação do Pará.

Assumimos a responsabilidade de evitar aglomerações desde o início da pandemia da Covid-19. Dada a dimensão quantitativa de nossa categoria e os riscos ainda impostos pela doença, decidimos pela prorrogação dos mandatos vigentes em nossas Subsedes e de nossos Representantes no Conselho Estadual, até março de 2021. Mesma deliberação tomamos quanto ao Congresso Estadual SINTEPP, que foi transferido para o março de 2022.

O CER aprovou nova moção de solidariedade às famílias e o pleno pesar pelas vítimas do novo coronavírus. Agradecemos as/aos dirigentes do SINTEPP que participaram desta reunião, mesmo diante de todos os atravessamentos e barreiras agravados por este ano de perdas irreparáveis e de total descaso à vida. Nossa certeza está pautada em nossa resistência e na renovação da coragem e da luta por uma educação pública para todas/os, com valorização profissional e controle social.

Coordenação Estadual.