Sintepp participa de II ENE e confirma compromisso de luta pelos “10% do PIB para a Educação Pública”

Representantes da Base e da Coordenação do Sintepp participaram neste final de semana do II Encontro Nacional de Educação (ENE). O encontro que ocorreu nos dias 16, 17 e 18|06 na UnB reafirmou a luta da Categoria pelos 10% do PIB para a Educação Pública, e reuniu cerca de duas mil pessoas.

Na abertura, a vitoriosa marcha pelas ruas de Brasília somou mais de três mil pessoas, entre estudantes, docentes, técnicos, servidores públicos federais, militantes de movimentos sociais, sindicais e populares de todo o país que caminharam da Esplanada dos Ministérios até o Ministério da Educação. O II ENE também debateu e sistematizou um conjunto de propostas que defendem a educação pública, gratuita, de qualidade, laica e referenciada nos trabalhadores.

Com o tema “Por um Projeto Classista e Democrático de Educação”, a organização do II ENE determinou seis eixos de debate para o encontro: gestão; financiamento; avaliação; trabalho e formação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação; acesso e permanência; gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais.

Na manhã de sexta-feira (17), aconteceu a mesa de abertura “Por um projeto classista e democrático de educação, contra o Ajuste Fiscal e a Dívida Pública”, no Centro Comunitário da UnB. Na tarde e a noite, os participantes se dividiram ainda em grupos de trabalho sobre os seis eixos de debate. E no sábado (18), pela manhã, ocorreram os painéis temáticos. Encerrando o encontro à tarde, com a plenária final.

As entidades organizadoras do II ENE foram CSP-Conlutas, Andes-SN, Sinasefe, CFESS (Conselho Federal de Serviço Social), Anel (Assembleia Nacional dos Estudantes Livres), Oposição de Esquerda da UNE, Exneef (Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física), Federação Nacional dos Estudantes das Escolas Técnicas (Fenet), Associação Brasileira dos Educadores Marxistas (Abem), Movimento Universidade Popular (MUP), Sepe, Oposição CPERS, Oposição Alternativa Apeoesp, Fasubra, Enesso.

Na plenária final foi lida a Declaração Política que sistematizou, de forma unitária e consensual, as propostas e bandeiras debatidas durante o encontro nacional e os encontros preparatórios. Para acessá-la clique aqui.