SINTEPP, DCE e SINDUEPA no debate sobre EaD

A Educação à Distância (EAD) foi tema do debate virtual promovido pelo Diretório Central do Estudantes da Universidade do Estado do Pará (DCE/UEPA) e o Sindicato dos Docentes da UEPA (SINDUEPA) na sexta-feira passada, 03 de abril. Beto Andrade, coordenador Geral do SINTEPP, representou nossa entidade.

Para nosso sindicato, manter os/as estudantes em atividade e os/as estimulando através de aulas não presenciais, e mesmo com a EaD, podem ser excelentes recursos metodológicos de suporte à docência, especialmente em tempos de pandemia, ao qual a recomendação principal é o isolamento social.

Porém, a tecnologia tem de servir ao fortalecimento da educação, com suas práticas e trocas de saberes, nunca sendo uma substituidora do papel dos/as professores/as no processo de ensino aprendizagem.

Para funcionar tem que ser acompanhada pela valorização profissional e pela qualidade da educação pública. Isso se efetiva com recursos didáticos como o acesso de todas/os à internet, por exemplo, e a adoção de medidas que possibilitem aos/as discentes e docentes a intervenção nestes meios, realidade ainda distante em nosso Estado.

Deste amparo normativo o SINTEPP não abre mão!

Agradecemos ao SINDUEPA e ao DCE desta importante instituição de ensino superior pelo convite e continuará a disposição para futuros debates.