SINTEPP Breves cobra de governo Toninho salários atrasados da educação

Representantes da Coordenação do SINTEPP, juntamente com grupo de servidores temporários, se reuniram ontem (22/12) pela manhã com a Secretária de Educação Benedita Cirino e sua equipe técnica no prédio da SEMED para debater sobre os atrasos salariais dos servidores temporários que ainda não receberam o salário do mês de novembro, 13° salário e o mês de dezembro de todos os servidores educacionais.

Sobre o mês de novembro dos servidores temporários, a Secretária de Educação informou que a escolha do município foi pagar apenas os servidores lotados no prédio da SEMED e que os demais recursos que estavam em conta, foram usados para pagar as consignações da folha de pagamento no valor de aproximadamente R$ 3 milhões.

Sobre o Décimo Terceiro salário e o mês de dezembro, a secretária Benedita Cirino alega falta de recursos devido a Portaria n° 3/2020 do Governo Federal que reduz o valor aluno/ano. Sendo que não há uma previsão para quitação dos salários dos servidores da educação (efetivos e temporários).

O SINTEPP exigiu os extratos da movimentação da FOPAG (folha de pagamento) do mês de dezembro e da conta do Fundo Municipal de Educação, a fim de comprovar de fato tais pagamentos, bem como acompanhar as movimentações. Os representantes do sindicato também repudiaram a escolha irresponsável e desumana do Prefeito Toninho Barbosa em pagar os bancos e outros empresários, ao invés de ter pago os servidores temporários.

A Secretária de Educação através de ofício se comprometeu em pagar imediatamente os temporários referente a folha de novembro, assim que for depositado o repasse da complementação da união na conta do FUNDEB.

A coordenação do SINTEPP protocolou dois ofícios no mês de novembro e dezembro no Ministério Público Estadual do Pará, porém, nenhum ofício foi respondido. O MPPA encontra-se recesso e voltará apenas no dia 07 de janeiro.

O sindicato também oficializou o Prefeito eleito Xarão Leão para discutir com a subcomissão da equipe de transição da SEMED sobre o cenário educacional problemático que enfrentaremos no próximo ano, contudo, não fomos respondidos.

Por fim, O SINTEPP fará uma Assembleia Geral na terça-feira (29/12) para a categoria deliberar os rumos de nossa luta.