Orientação do SINTEPP quanto ao lançamento de notas e frequência “online”

Novamente nossa categoria vem sendo coagida nas escolas para proceder o lançamento de notas e frequências online.

Embora tenhamos plena consciência da necessidade de implementação de sistemas tecnológicos que venham no sentido de potencializar nossa ação educativa, não podemos deixar de apontar os equívocos, e consequentes prejuízos que algumas dessas iniciativas nos trazem.

É válido ressaltar que durante o último ano do governo Jatene, essa “inovação” foi questionada e combatida por nosso sindicato pelos mesmos motivos expostos a seguir. Nossa contrariedade, inclusive, foi levada às mesas de negociação, mas sem que tenha sido levada em consideração pelo governo.

Todo esse processo deveria seguir uma transição, e obrigatoriamente observar os seguintes pressupostos:

1. Garantia de logística nas escolas (computadores) disponíveis no horário de trabalho dos docentes para o lançamento das notas online;
  2. Garantia de conexão à internet em todas as escolas para que se acesse a plataforma estabelecida de lançamentos;
  3. Implementação de 1/3 de Hora Atividade, com a regulamentação para seu desenvolvimento tanto dentro, quanto fora da escola.

Sem essas premissas apresentadas, as condições objetivas não são garantidas para o cumprimento do que vem sendo cobrado pelo governo, impondo-se à nossa categoria um ônus ao qual nos contrapomos anteriormente e seguiremos contrários, até que o devido debate se estabeleça.

Além disso, o governo segue cobrando o preenchimento de cadernetas físicas, impondo um trabalho dobrado aos docentes.

O governo Helder também segue assim a mesma lógica de corte de gastos, não garantindo um suporte de secretaria suficiente, atribuindo aos/às professores/as mais uma responsabilidade sem nenhum suporte para exercê-la.

Sendo assim, nosso sindicato orienta os docentes a não se submeterem ao lançamento das notas e frequências online enquanto não houver por parte do governo tais garantias, devendo nossa categoria encaminhar as cadernetas físicas para a secretaria da escola, solicitando que seja lançado no livro de ocorrência o episódio.

Em havendo qualquer ameaça de direções, ou mesmo insinuação de penalização a quem não cumprir o lançamento online nosso sindicato deve ser imediatamente acionado para que tomemos as devidas providências.

Veja abaixo ofício para a SEDUC em que pontuamos nossa posição sobre esta problemática.