IV Congresso Metropolitano do Sintepp confirma participação na Paralisação Estadual

Ocorreu no último sábado (28), no auditório da Universidade da Amazônia (Campus Ananindeua), o IV Congresso Metropolitano do Sintepp, com o tema “Organizar e fortalecer a luta para garantir direitos e defender a Educação Pública”.

Na atividade, congressistas debateram estratégias e ações de luta pela valorização profissional de educadores/as e a defesa da educação pública brasileira. A mesa de Abertura foi composta pelas Coordenações Regional e Estadual de nosso sindicato, e a representação das centrais sindicais: CSP-Conlutas, CTB, CUT e Intersindical – Central da Classe Trabalhadora.

Posteriormente, observados os destaques referidos pelo plenário, os/as delegados/as aprovaram o regimento interno do Congresso e regimento para a eleição da nova gestão da Regional Metropolitana do Sintepp, foi indicada e aprovada ainda a Comissão Eleitoral que acompanhou o pleito.

Avançando para a Palestra Magna, de tema: “Os ataques do neoliberalismo à Educação Pública”, os/as participantes acompanharam a exposição da Profa. Dra. Edivania Alves (Diretora Geral da Associação dos Docentes da UFPA).

O debate de Análise de Conjuntura, que teve participação das centrais sindicais: CSP-Conlutas, CTB, CUT e Intersindical da Classe Trabalhadora, no parâmetro internacional a pandemia da Covid-19 afundou a saúde, no Brasil o marco do governo genocida de Jair Bolsonaro reforçou a desigualdade social.

Nós, que seguimos na defesa da educação e dos serviços públicos, temos como tarefa, assim como conceitou Paulo Freire esperançar, e apontar para um país que saia da crise fustigada pela ultradireita, retomando princípios como a luta concreta pelos direitos humanos, combate às opressões e a valorização da classe trabalhadora em nosso país. A campanha da base aliada de Bolsonaro pela cobrança de mensalidades nas instituições de ensino superior, através da PEC 206/2019 é mais uma amostra deste projeto de destruição de saberes e da ciência.

Foi afirmada também a participação de todos os municípios da Região Metropolitana na Paralisação Estadual por Piso, Jornada, PCCR e Reforma das escolas, que ocorrerá no dia 01/06 (quarta-feira) e contará com ato público, às 9h, em frente ao Palácio dos Despachos (Alm. Barroso, com Dr. Freitas).

Após o intervalo do almoço, cumpriram-se os Grupos Temáticos, sendo eles: “Assédio moral”; “O protagonismo das mulheres na luta por direitos”; “Aplicabilidade da Lei 11.645: História e cultura afro-brasileira e indígena”; “Financiamento da educação”; e “Valorização dos funcionários de escola”. Nosso sindicato garantiu ainda durante todo o Congresso o espaço infantil, a fim de proporcionar tranquilidade e bem estar aos/as congressistas, com filhos menores.

Eleita nova Coordenação da Regional Metropolitana do Sintepp

O IV Congresso Metropolitano do Sintepp homologou para nova gestão da Regional a Chapa única “Unidade para Avançar na Luta”, que foi eleita por unanimidade. Em tempo, os grupos temáticos apresentaram as sistematizações produzidas e o plenário complementou com destaques. Foi aprovada ainda moção de repúdio a todos os prefeitos que não cumprem a pauta de reivindicações da Educação Pública, bem como a repulsa a perseguição aos/as grevistas do município de Belém, receberam ameaça de desconto em folha como punição pela paralisação na rede municipal de ensino.

Registramos no Congresso a saudação do vereador de Belém Fernando Carneiro (PSOL). Nosso sindicato agradece a Universidade da Amazônia pelo apoio prestado nesta ação sindical.  Parabenizamos os/as delegados/as, a Coordenação da Regional Metropolitana e a todos/as os/as seus/suas colaboradores/as pela realização desta ação sindical, impulsionadora de atividades de valorização de profissionais docentes e funcionários/os de escola e em defesa da educação pública. Para finalizar o Congresso a nova gestão da Regional Metropolitana do Sintepp tomou posse.

Para ver mais imagens do IV Congresso Metropolitano do Sintepp clique aqui.