Irituia: categoria paralisa atividades na luta pela reformulação do PCCR

Trabalhadores (as) em educação de Irituia, na Regional Nordeste I do Sintepp, paralisam as atividades hoje (29) em protesto a inoperância do governo Anchieta Lima (PSDB) quanto às pautas da educação, especialmente em relação a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

A decisão de paralisar as aulas na Rede Municipal de Ensino ocorreu na segunda-feira passada (22), quando a categoria reunida em assembleia geral esperava por um posicionamento consistente do governo.

Contrariando as expectativas dos (as) educadores (as), os representantes de Anchieta que estiveram na reunião, para desviar do assunto em pauta, apresentaram números que não tinham a menor relação com o debate.

Segundo relatos da Coordenação da Subsede, a fala do governo gerou revolta no plenário quando para justificar a incompetência em encaminhar a reestruturação do PCCR o mesmo exibiu índices fictícios de natalidade, com projeções para o ano 2020. Como não havia proposta real para a demanda da educação, a escolha da administração pública municipal foi se retirar da reunião, o que ecoou na categoria como uma atitude desrespeitosa.

O Sintepp lembra que há mais de três anos vem mostrando ao governo de Irituia a necessidade de reformulação no plano, no entanto o prefeito só tem protelado prazos, o que está ocasionando prejuízos cada vez maiores para os (as) servidores (as) municipais e os deixa desamparados (as) de direitos especificados no Regime Jurídico Único (RJU) da cidade e na própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

No início do ano, sob a pressão do sindicato, Anchieta decretou a nomeação de uma comissão para debater e realizar uma nova formulação para o PCCR, porém os trabalhos não andaram. O Sintepp esteve em todas as reuniões, já o governo participou das que julgou necessárias. Houve momentos que a reunião foi inviabilizada pela ausência do governo. Como chegar a uma mediação diante de tamanho desinteresse?

Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (29), os (as) educadores (as) irituenses concentram-se na frente da Sede do Sintepp onde decidiram coletivamente os encaminhamentos da luta em defesa da qualidade da educação pública. A Coordenação Estadual lembra que tal feito só ocorrerá com políticas visíveis de valorização profissional e apresenta sua solidariedade aos esforços da categoria em conquista seus direitos.

Prefeito Anchieta, cumpra a pauta da educação!

Só conquista quem luta! Só decide quem participa!

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip