Em greve, Educação de Castanhal lança nota

“A luta de classes é a base e a força motriz de todo o desenvolvimento”

(Vladimir Lenin)

A luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação pelos seus direitos!

Na manhã do dia 10, os Trabalhadores e as Trabalhadoras em Educação da Rede Municipal de Ensino de Castanhal iniciaram a sua greve deflagrada no último dia 4 de agosto, e ainda no dia 05/08 o sindicato da categoria informou a Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura e o Ministério Público sobre esta decisão.

A categoria luta para reivindicar seus direitos como o reajuste do piso do magistério de 2022, em 33,24%, os recursos do precatório do Fundef/Fundeb que são a salvação da educação municipal, ou seja, podem tirar as escolas da precariedade que se encontram; além disso, o prefeito Paulo Titan ainda deve para a categoria o retroativo do piso de 2016, ganho na justiça, mas que o prefeito se recusa a pagar, a regularização dos repasses para o instituto de previdência dos servidores municipais, bem como condições dignas de trabalho com uma escola decente para os alunos e para os  trabalhadores e as trabalhadoras em educação.

Nossa classe, aguerrida na luta, se fez presente nas ruas em mais de 300 pessoas denunciando o prefeito Paulo Titan e a secretária Cláudia Seabra, com relação a precariedade de muitas escolas e a negativa em apresentar uma proposta para o pagamento do piso de 2022.

Prefeito Titan e Cláudia Seabra: Traidores da luta dos Trabalhadores (as) em Educação!

O movimento de greve dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação de Castanhal mal começou e, ainda no dia 08/08, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação entraram com ação na justiça pedindo a suspensão da greve e o desconto dos dias parados.

Ora, no ano de 2019, a professora Cláudia estava na luta do sindicato e se mostrou contrária as arbitrariedades do prefeito da época, agora como secretária de educação usa os recursos da justiça e pede, inclusive, o desconto dos dias parados dos trabalhadores e das trabalhadoras que lutam por seu legítimo direito ao invés de chamar a coordenação do sindicato para negociar e pôr fim ao movimento paredista.

Já o prefeito Paulo Titan, que dizia em campanha que iria valorizar a educação, além de pagar os professores temporários igual paga o salário dos professores efetivos, agora ataca o direito dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação que reivindicam seus direitos.

Isso é TRAIÇÃO!

O que nós temos atualmente é um prefeito que não cumpre sua palavra e é traidor da categoria, e uma secretária de educação que, em um momento lutou junto dos trabalhadores, e agora trai a categoria atacando a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação.

O Sintepp Castanhal ainda não foi notificado pela justiça sobre o pedido de suspensão da greve e desconto dos dias parados. É importante frisar que a justiça não concedeu à Secretaria Municipal de Educação o direito de descontar os dias parados. Portanto, a greve continua Titan/Cláudia Seabra a culpa é tua!

Coordenação do SINTEPP Castanhal, 10/08/2022.