Conselho Estadual de Representantes do Sintepp debate proposta de reformulação estatutária

Ocorreu nos dias 05, 06 e 07 de agosto, na Unama BR, o Conselho Estadual de Representantes do Sintepp, o CER. A atividade começou na sexta-feira (5) com o Seminário Jurídico de nossa entidade e seguiu até o domingo (7) com o Conselho.

No primeiro dia, conselheiras e conselheiros participaram do Seminário Jurídico do Sintepp que debateu ataques ao piso do Magistério, Direito de greve, Precatórios do Fundeb e o Regimento Interno da Assessoria Jurídica do sindicato. No período da manhã, na composição da mesa estiveram os advogados Daniele Azevedo, Paulo Henrique Correa, Sophia Nogueira e Walmir Brelaz, e na coordenação dos trabalhos Vanildo Pereira e Mônica Brito, além do Secretário Geral de nosso sindicato, Mateus Ferreira. Durante a tarde a coordenação da mesa foi direcionada por Cirlene Cabral e Benedito Foro.

Já no sábado (6), o CER começou pela de Análise Conjuntura, tema essencial para as bases de nossa categoria. O momento avaliou o cenário político atual que aponta para uma sequência de ataques à educação pública e seus construtores e defensores. Com os desvios de dinheiro, o balcão de negócios e os sucessivos cortes ao orçamento da educação protagonizados pelo MEC e o desastroso e corrupto governo de Jair Bolsonaro (PL), estados e municípios têm cada vez mais se oportunizado para descumprir a lei do piso, rebaixando sobremaneira a remuneração de educadores/as Brasil e Pará afora e sucateando a educação pública.

A mesa foi coordenada por Conceição Holanda e André Silva e teve em sua composição os representantes das centrais sindicais, além da CNTE: Beto Andrade (Intersindical – Central da Classe Trabalhadora), Thiago Barbosa (CTB), Ovídio Manoel (CSP-Conlutas) e Marilda Abreu (CNTE e CUT).

A partir da tarde, conselheiras e conselheiros debateram a reformulação estatutária do Sintepp. O tema serviu de acúmulo ao conteúdo que será avaliado e deliberado no próximo Congresso de nossa entidade que será no período de 24 a 26 de novembro deste ano, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, e espera reunir mais de 2.500 delegadas/os.

A coordenação dos trabalhos, que foi feita por Mateus Ferreira, Débora Miranda e Thiago Barbosa, continuou até o domingo (7), sendo apontados pelo plenário os destaques e propostas de alteração ao Estatuto do maior sindicato da classe trabalhadora da região Norte do país.

Para finalizar o CER, foi debatida a pauta Comissão de Ética, onde foram analisados os relatórios elaborados pela comissão sobre as Subsedes de Itaituba, Brejo Grande do Araguaia, Nova Timboteua, Portel, São Geraldo do Araguaia, Baião, Xinguara e Cachoeira do Piriá. Compuseram a mesa na coordenação os dirigentes Heloise Rocha e Elson Barbosa, pela Comissão de Ética: Silvio Cezar, Nedyma Lima, Thiago Barbosa, Conceição Holanda, Débora Miranda, Mauro Borges e Aléia Tenório. Waldira Calado, que também compõe a comissão, justificou ausência.

A Coordenação Estadual do Sintepp agradece as/aos conselheiras/os que se descolaram de seus municípios para participarem durante três dias deste importante momento de construção coletiva de nossa entidade, bem como a nossos funcionários e colaboradores que garantiram a estrutura logística e operacional de nossa atividade sindical. Desejamos aos/as delegados/as do CER um retorno tranquilo para suas localidades, na certeza de que na bagagem será levado o conteúdo que irá balizar nossas lutas do próximo período em favor da valorização profissional de educadores/as paraenses e da justiça social.

Para ver mais imagens do CER e Seminário Jurídico do Sintepp, clique aqui.