CER indica participação nos atos pelo Fora Bolsonaro de 02|10

Ocorreu no último sábado (18), pela plataforma Zoom, o Conselho Estadual de Representantes do SINTEPP (CER). Na pauta: Análise de Conjuntura; Eleição da Coordenação Estadual; Campanha Salarial 2021; Reforma Administrativa; Congresso Estadual e O que ocorrer.

Durante a manhã e após a aprovação da metodologia, as/os conselheiras/os iniciaram os trabalhos pela pauta de “Análise de Conjuntura”. A mesa, coordenada por Beto Andrade e Conceição Holanda, procedeu sorteio para a definição da ordem de fala das Centrais Sindicais que se organizam em favor da luta da classe trabalhadora país a fora. Foi definida a seguinte ordem de intervenção: Sueli Sousa (CUT), Silvia Letícia da Luz e Abel Ribeiro (CSP-Conlutas), Mateus Ferreira (Intersindical – Central da Classe Trabalhadora) e Thiago Barbosa (CTB).

Concluída a explanação das/os dirigentes, as/os presentes se manifestaram, pontuando críticas ao atual modelo político que Jair Bolsonaro (sem partido) dispensa ao Brasil, e que durante a pandemia levou ao falecimento de mais de 590 mil brasileiras e brasileiros por coronavírus (dados da 1ª quinzena de setembro/2021).

São mães e pais de famílias desalentadas e vítimas da necropolítica da ultradireita brasileira, que hoje insiste em dar as cartas na política de nossa federação. Cultivando o total descontrole da economia, Bolsonaro e sua quadrilha seguem empurando nosso país para um abismo de incertezas e com zero projessão de crescimento nas vagas de emprego, na geração de renda, no desenvolmento educacional, além do desatrelamento do SUS e demais serviços públicos e o tétrico avanço da miséria, que tira de nosso povo toda e qualquer vista de esperança.

Porém, como comprovaram as recentes mobilizações coordenadas por lideranças indígenas contra o marco temporal e em defesa da Amazônia, de nossos rios, florestas e de nossas riquezas naturais, que continuam buscando a definitiva demarcação das terras ancestrais, a população não está parada. Manifestações contrárias a política neoliberal e imperialista eclodem por todo solo brasileiro, mostrando a força e a resistência para luta de nossa gente.

E é neste horizonte do Esperançar, como nos ensinou o Mestre Paulo Freire, que este Conselho aprovou a mobilização e participação nas atividades pelo impeachment de Bolsonaro, bem como a imediata condenação de todos aqueles que estão destruindo a democracia e a liberdade de expressão em nosso país, somando assim forças com o movimento social que programa para o próximo dia 02 de outubro a 6ª grande manifestação em favor do povo e dos serviços públicos brasileiros.

Avançando no debate, a mesa seguinte da manhã abordou a “Eleição para a Coordenação Estadual” do Sindicato. Organizado por Cirlene Cabral e Conceição Holanda, o momento definiu que o pleito ocorrerá nos dias 30/11, 01 e 02/12 de 2021, além de pontuar e aprovar o Regimento Eleitoral. Por fim, as/os integrantes do Conselho elegeram a/os seguintes dirigentes sindicais para ordenar os trabalhos da Comissão Eleitoral: Edivania Alves (Adufpa), Gilmar Santos (Bancários/Pa) e Marcos Soares (Sindtifes).

Após o intervalo do almoço, o CER recomeçou com a pauta da Campanha Salarial. A mesa, sistematizada por Cirlene Cabral e Sinval Batista, contou com informes da Coordenação Estadual do Sintepp, apresentados pelos dirigentes sindicais Beto Andrade e Mateus Ferreira.

Concluídas as intervenções do pleno, o Conselho aprovou a continuidade da agenda de mobilização definida nas últimas ações de nossa Entidade e divulgadas nos canais de comunicação do Sindicato, dentre as quais as que se referem ao assédio moral, à desvalorização profissional e às péssimas condições de infraestrutura das escolas públicas paraenses para o retorno das aulas presenciais, após este período pandêmico, bem como a postergação do Governador Helder Barbalho (MDB) para o cumprimento da Lei do Piso Salarial do Magistério no Pará, congelado desde o ano de 2015, e as constantes ameaças de retirada de gratificações e direitos trabalhistas e previdenciários, outrora conquistados através da luta organizada de nossa categoria.

Estruturou o debate da mesa temática “Reforma Administrativa” o dirigente sindical Mauro Borges. O consultor jurídico do Sintepp, Walmir Brelaz, palestrou sobre o tema e oportunamente suprimiu dúvidas do Conselho sobre o assunto, sendo definida a criação de Grupo de Estudo em Subsedes e Regionais do Sindicato, com o acompanhamento da Assessoria Jurídica de nossa Entidade.

A mesa “Congresso Estadual”, coordenada por Cirlene Cabral e Mateus Ferreira, analisou a situação da pandemia da Covid-19 e os demais obstáculos para a realização imediata deste importante encontro sindical, indicando o 2º semestre de 2022 para seu exercício.

O plenário acompanhou a mesa “O que ocorrer”, que dispôs de informes da Comissão de Ética dos municípios de Moju e Parauapebas.

O Conselho aprovou ainda moção de solidariedade à Deputada Federal Vivi Reis (PSOL/Pa), que teve seu escritório político em Belém depredado na madrugada da sexta-feira (17), exigindo apuração dos fatos e punição aos responsáveis.

Para encerrar mais uma edição do CER, o pleno dedicou o momento ao Patrono da Educação Paulo Freire (19/09/1921-20/05/1997), em alusão ao Centenário deste que é um dos principais intelectuais brasileiros e que nos deixou um legado incorrígel e fortalecedor de princípios de igualdade e justiça social.

Paulo Freire Vive!