CER debate Financiamento da Educação Pública

O Conselho Estadual de Representantes/CER do SINTEPP continuou na tarde desta sexta-feira, 13, no Beira Rio Hotel, com o debate da Campanha Salarial. Na pauta foram definidas as estratégias para o primeiro semestre de 2020, tanto da rede estadual quanto dos municípios.

Um dos pontos altos ainda no final deste ano foi o envio pelo governo Helder Barbalho da Reforma da Previdência para apreciação da ALEPA, com graves prejuízos aos trabalhadores. A próxima semana promete novos enfrentamentos, visto que nosso sindicato já convoca greve para os dias 17 e 18 de dezembro, quando os parlamentares prometem votar em bloco o projeto, sem sequer ouvir os servidores públicos do Estado que serão os principais afetados.

O restante da tarde da sexta-feira, 13, do Conselho Estadual de Representantes/CER do SINTEPP, no Beira Rio Hotel, foi dedicada a formação sobre o Financiamento da Educação Pública. A mesa com o referido tema foi dividida entre as palestras dos coordenadores do sindicato Ronaldo Rocha e Abel Ribeiro e o debate do plenário, sendo coordenada por Cirlene Cabral e Alvaro Nazareno.

Os palestrantes trouxeram à tona os riscos ao Fundeb e ao futuro de milhões de trabalhadores/as em educação, que ficarão sem perspectiva de carreira, sem vencimento base e sem garantias de recursos, caso não haja uma discussão séria sobre a destinação dos recursos do Fundo, essencial para a educação.

É com preocupação que nosso sindicato observa o futuro, por isso estamos compondo todas as comissões nacionais e locais e temos como apontamento realizar ainda no primeiro semestre de 2020 um novo seminário de formação em parceria com as universidades e institutos de ensino públicas, onde será elaborada a proposta norteadora de nossa entidade que será disponibilizada para os municípios.

O CER continua amanhã, 14, pela manhã, com a mesa “Os desafios da Educação do Campo e Ribeirinha”. No decorrer dia ainda entra em pauta a Comissão de Ética e Funcionamento da Casa do Educador. Este é o último Conselho Estadual de Representantes do ano de 2019.