Reunidos (as) em Assembleia Geral na manhã desta sexta-feira (7), na EE Augusto Meira e pela plataforma Zoom, educadores (as) paraenses aprovaram a Campanha Salarial para o ano de 2022.
Entre os pontos debatidos estão:
1) Jornada de trabalho;
2) Unificação do PCCR;
3) Reajuste salarial para os Profissionais da Educação da ativa e aposentados (as);
4) Piso salarial do Magistério 2022 e retroativos;
5) Vale alimentação;
6) Abono Fundeb;
7) Matriz curricular;
8) Gestão Democrática;
9) Condições estruturais e materiais das escolas;
10) Unidades de ensino em tempo integral;
11) Vacinação da comunidade escolar e,
12) Calendário letivo.
“Iniciamos hoje a nossa Campanha para o ano de 2022. Não abrimos mão da valorização profissional para todos (as) Trabalhadores (as) em Educação Pública do Estado do Pará”, declarou Conceição Holanda, Coordenadora Estadual do Sintepp.
“Já há definição nacional acerca do percentual que o estado deve cumprir de Piso. O governo Helder fez uma manobra em 2021 para pagar o piso, economizando às nossas custas. A justificativa era que com a mudança o governo poderia fazer os demais reajustes futuros. Agora, Helder tem recursos e plenas condições de pagar já em janeiro de 2022 o piso, bem como fazer o reajuste geral dos (as) demais educadores (as) a partir das perdas, que giram em torno de 35%”, ponderou Beto Andrade, Coordenador Geral de nosso sindicato.
Nas diversas manifestações de dirigentes de Subsedes do Sintepp e dos participantes de nossa reunião ficou evidenciado que, caso o governo Helder não cumpra o reajuste de 33,23% indicado para o pagamento do piso salarial neste ano, será aprovada greve por tempo indeterminado na rede pública de ensino do Estado do Pará.
A reunião aprovou ainda ato público, na próxima segunda-feira (10), em frente ao Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV) e ato público na quarta-feira (12), na Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará (SEPLAD). Tanto no dia 10, quanto no dia 12, haverá audiências com o governo, por isso a categoria se mobiliza para acompanhar os desdobramentos desta tentativa de negociação.