Calendário letivo 2020/2021: chegou a hora de decidir!

Em reunião ocorrida na SEDUC no último dia 04 de novembro o governo apresentou o relatório da consulta pública com relação ao desenvolvimento das atividades pedagógicas relativas ao ano letivo de 2020. Segundo o governo, participaram no total 49.009 pessoas, sendo destes mais de a metade estudantes das mais diversas regiões do Pará.

A proposta mais votada foi pela suspensão das aulas presenciais e manutenção das aulas por atividades remotas, corroborando com a posição defendida veementemente pelo SINTEPP desde o início da pandemia.

Em síntese, o calendário escolar será contabilizado com as 116 horas letivas que foram ministradas antes da suspensão das aulas e mais 580h contadas como atividades remotas desde 28 de setembro de 2020 até 14 de janeiro de 2021.

Essas horas totalizam 696 horas letivas, sendo o recesso escolar no período de 15 a 29 de janeiro de 2021.

Com relação aos estudantes, não haverá reprovação. Pois os mesmos serão promovidos as sérias subsequentes, com base na resolução do MEC. A proposta de currículo contínuo da SEDUC disserta que serão ministrados em 2021 os conteúdos pendentes de 2020 e os demais referentes ao ano em questão.

Neste sentido nos caberá a árdua tarefa de assegurar conteúdos contabilizados por atividades remotas retroativas a partir de 28 de setembro, uma vez que, a proposição anterior do governo em mesa de negociação apontava apenas no 3º ano do médio e as demais séries terminais.

Logo, tal postura do Estado nos leva a refletir sobre que ferramentas devem ser levadas consideração, dada a complexidade geográfica de nosso Estado, a dificuldade de alunos/as e educadores/as de terem acesso a equipamentos tecnológicos e a pandemia que continua nos expondo à risco de contágio, visto que continuamos em estado de calamidade pública.

Por isso,

Atenção Trabalhador/a em Educação da Rede Estadual de Ensino do Pará! Fique atento (a)! Chegou a hora de decidir!

No dia 09 de novembro (segunda-feira), às 10 horas da manhã, pelo app Zoom, tem Assembleia Geral Virtual SINTEPP. Em pauta: Calendário letivo 2020/2021.

Ainda não fez seu cadastro? Inscreva-se antecipadamente para esta reunião no link: https://sintepp.kinghost.net/cadastro-participantes/

Convide os/as colegas de trabalho, interaja e participe!

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip