Basta de assédio prefeito Mazinho

*ATAQUES DO PREFEITO DE AFUÁ, MAZINHO SALOMÃO, A TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E À LIBERDADE DE EXPRESSÃO*

Afuá/PA, 27 de março de 2024.

O Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará – SINTEPP Regional Marajó, na condição de instrumento de luta coletiva e defesa de direitos no arquipélago do Marajó, manifesta seu total *REPÚDIO aos ataques excessivos do prefeito de Afuá, Mazinho Salomão, contra profissionais em educação do município, e, ao desrespeito à liberdade de expressão garantida na Constituição Federal em seu legítimo exercício do pensamento crítico,* visando tão somente a reflexão das trabalhadoras e trabalhadores presentes no V Simpósio Municipal de Educação.

Repudiamos todo tipo de censura que quer tão somente constranger, cercear, calar e criminalizar o trabalho dos profissionais em educação. Repudiamos, ainda, a tentativa do Poder Executivo de diminuir a importância das reflexões acerca da remuneração, incentivos, projetos ou quaisquer outros assuntos relacionados ao seguimento.

Com tal característica, *repudiamos a manifestação explícita de autoritarismo e de abuso de poder político de Mazinho Salomão* durante o simpósio ao convocar militares e autoridades de segurança pública para um evento educacional que detinha, maioritariamente, o público-alvo composto por trabalhadoras e trabalhadores em educação; *quanto na incitação de ódio e perseguição expressa* aos professores exonerados da Rede Pública de Ensino: *Elton Pinheiro Jardim, Fabricio Gonçalves Pinheiro e Anderson Gomes da Costa,* durante os trabalhos do simpósio. Em seu discurso antirrepublicano, o prefeito afirmou diante dos trabalhadores que a punição (processo administrativo disciplinar/exoneração) aplicada aos três trabalhadores, servisse de exemplo aos demais, isto é, constituindo-se em ameaça ao estado democrático de direito, tentativa descarada de tolher e de intimidar o público presente.

Diante do episódio desnecessário, queremos reafirmar nosso compromisso de apoio aos professores lesados. Seguiremos lutando bravamente para que atitudes e condutas lamentáveis como as do gestor municipal não se repitam, assim, garantindo a “livre manifestação do pensamento, e sem censura”.

Reafirmamos aqui que somente a educação tem o poder de ampliar a leitura da realidade social e melhorar a atuação dos indivíduos. Sua limitação, portanto, implicaria perdas irreversíveis a curto, médio e longo prazo.

_Sintepp🚩 – em defesa de uma educação pública de qualidade social e valorização profissional._