X Congresso Regional Marajó SINTEPP

Ocorreu no período de 15 a 17 de agosto, na Escola Áurea Cunha e na sede do SINTEPP, na cidade de Breves, o X Congresso da Regional Marajó do SINTEPP. O tema da atividade sindical foi “Uma história de Luta e Resistência contra os ataques à Classe Trabalhadora”.

A manhã e tarde de 15 de agosto foram dedicadas à recepção das/os delegadas/os e ao credenciamento. Às 19h houve a abertura do Congresso. Na mesa representes das Subsedes, Regional e Estadual de nosso sindicato. A sistematização foi feita pelo educador Edelson Alcântara (Secretário Geral da Regional Marajó).

Para finalizar o 1º dia aconteceu a mesa “Análise de Conjuntura: A resistência dos trabalhadores contra a retirada de direitos”,que contou com os debatedores: Marinor Brito (Dep. Estadual) e Fernando Carneiro (Vereador de Belém). Na mediação Eusa Oliveira (Sta. Cruz do Arari) e Jessé Moreira (Breves), com tempo reservado para as intervenções dos participantes.

Na sexta-feira, 16, os trabalhos iniciaram pela leitura e aprovação do “Regimento Interno do Congresso”.A mesa teve a mediação de Luiz Medeiros (Breves), Francisco Evangelista (Breves) e Deonato Alves (Curralinho). Após a compilação de destaques e colaborações, o documento foi aprovado.

Ainda pela manhã as/os congressistas participaram da mesa intitulada “Previdência Pública e os/as Trabalhadores/as em Educação”, com os debatedores: Paulo Henrique Menezes, Alisson Guimarães e Rosilene Ferreira da Assessoria Jurídica do SINTEPP e Alberto Andrade, coordenador geral do SINTEPP. A mediação foi de Eusa Oliveira (Santa Cruz do Ararí) e Élder Reis (Muaná), finalizando com intervenções do plenário.

Após o intervalo do almoço, ocorreu a mesa “Precatórios do Fundef”, com os debatedores Walmir Brelaz e Sophia Nogueira da Assessoria Jurídica do SINTEPP e Prof. Mateus Ferreira, representante da Frente Norte/Nordeste pela Educação e Coordenador estadual de nosso sindicato. Como mediadores colaboraram Odivaldo Rocha (Melgaço) e Rosiane Brito (Anajás), garantindo-se falas aos congressistas.

Encerrando o 2º dia foram fundidas as mesas “Os desafios para a carreira e valorização profissional: a resistência da categoria frente aos ataques aos planos de carreira” e “Políticas de formação, profissionalização e valorização dos funcionários da educação”. Os debatedores foram Álvaro Nazareno (Regional Nordeste 1), Fábio Paes (Breves) e Ronaldo Rocha (Coordenador Estadual). Como mediador André Mesquita (Breves). Aos participantes foi garantida intervenção.

O sábado, 17, iniciou com a mesa “Relações de Gênero, Movimento Negro e LGBT e Política para Mulheres Trabalhadoras em Educação”. Como debatedoras/es colaboraram Cirlene Cabral (Coord. Estadual), Irna Gonçalves (Portel) e Murilo Vale (Colaborador da CDS/OAB-Pa). A mediação foi feita por Angela Figueiredo (Chaves) e Cristina Souza (Bagre), reservando-se espaço para falas do plenário.

No início da tarde o Congresso continuou na Sede do SINTEPP/Breves com a mesa “Os desafios da Educação do Campo na Amazônia Marajoara”.  Os debatedores foram Evandro Medeiros (Doutorando em Educação Popular/UFPB e Professor Adjunto da Unifesspa) e Geovani Couto (representante do Fórum Paraense de Educação do Campo/IFPA). Na mediação Márcia Rocha (Portel) e Fábio Paes (Breves). Sendo reservado tempo de fala aos congressistas.

O Congresso finalizou com a eleição da nova Coordenação Regional, com apresentação de Chapa Única, aclamada pela maioria dos delegados. Os congressistas destacaram ainda o município de Muaná como sede para V Plenária da Regional e a cidade de Melgaço para sediar seu XI Congresso. Na noite cultural foi dada posse a Coordenação Regional, que terá como coordenadores gerais Eusa Oliveira e Odivaldo Rocha.

Além da programação formativa citada acima, o Congresso ao eleger a nova Coordenação da Regional aprovou a ampliação de três novos cargos: Coordenação de Secretaria Étnico Racial, Coordenação de Secretaria de Educação no Campo e Ribeirinhos, Coordenação de Secretaria de Relações de Gênero e Sexualidade, além da realização do Encontro Regional de Mulheres Marajoaras e o Encontro Regional de Funcionários de Escola.

Para acessar imagens do X Congresso da Regional Marajó SINTEPP, clique aqui.