SINTEPP Salinas e ASPMSAL realizam I Encontro Municipal de Mulheres

O I Encontro de Mulheres Salinopolitanas com o tema “Na luta pela igualdade e transformação da sociedade” ocorreu em 09 de março e foi fruto de uma parceria do SINTEPP e ASPMSAL (Associação dos Servidores Públicos Municipais de Salinópolis).

O evento contou com a participação de mulheres dos diversos seguimentos da sociedade, para discutir problemáticas como Feminicídio e Violência Doméstica; Saúde da Mulher; Reforma da Previdência; A Mulher no Mercado Empreendedor e O Espaço da Mulher na Política.

A abertura da atividade foi feita durante a manhã pelas idealizadoras do Encontro Ediana Brandão, Martha Vieira e Joselene Rocha. Em seguida houve uma encenação de poemas autorais da poetiza salinopolitana Cláudia Dias, que emocionou a todos os presentes.

A primeira mesa, formada pelas palestrantes do evento, contou com a presença de Ana Cruz que falou sobre a Mulher no Mercado Empreendedor; Martha Vieira informou a platéia sobre mudanças nas regras de aposentadoria de mulheres com Reforma da Previdência proposta pelo governo federal; Jane Meireles que abordou diversos assuntos sobre a Saúde da Mulher, e a Vereadora Loudes Santos que apontou os entraves que inibem o número de Mulheres com atuação na Política.

Após a organização direcionou uma pausa que ofereceu um lanche especial, patrocinado pelo Supermercado São Geraldo e os Vereadores Rocha Neto e Loudes Santos. Na ocasião a atração cultural foi o grupo de rimas Black Chip Crew, que fez uma apresentação especial para homenagear as mulheres e divertir o público presente.

A segunda mesa, intitulada “Mulheres Especiais que nos Representam”, contou um pouco da história de vida de Cris Barra, que relatou sobre Os desafios da Maternidade Aliados ao Trabalho, juntamente com Kelley Cristina Almeida que ao falar emocionou as (aos) presentes com seu relato sobre os desafios de ser mulher e LGBT na sociedade brasileira.

Seguiu-se sorteio de brindes doados pelos colaboradores ao evento os vereadores Lourdes Santos, Rocha Neto e Ivo Santana.

A atividade foi uma ação onde as mulheres do município de Salinopólis puderam discutir problemáticas como Violência Doméstica e Feminicídio. Um dado importante: só no mês de fevereiro deste ano mais de 120 mulheres tiveram suas vidas encerradas pela violência e pelo machismo que tem alçado graus elevadíssimos em nossa sociedade.

Tal discussão é salutar para a união e para a busca de políticas públicas para a preservação da vida e direitos das mulheres, não só em Salinas, mas em todo nosso país.

O objetivo do I Encontro foi demonstrar que as mudanças na sociedade ocorrem quando a mulher se reconhece protagonista de sua própria história e que essa é uma luta coletiva e diária. Da mesma forma como a busca por informação é libertadora e uma ferramenta para a desarticulação do machismo institucional e do patriarcado.

Veja abaixo algumas imagens do I Encontro de Mulheres Salinopolitanas.

 

*Por Martha Vieira – Coordenação SINTEPP/Salinas.

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip