SINTEPP cobra audiência do novo Secretário de Educação Rossieli Soares

Dirigentes do SINTEPP participaram hoje (18/01) da cerimônia de posse no Conselho Estadual de Educação (CEE) do novo Secretário de Educação Rossieli Soares.

Nosso sindicato cobrou a audiência já solicitada ao governo, e se posicionou acerca dos desafios da educação pública paraense, através da fala do representante de nossa categoria, professor Haroldo Freitas.

Recentemente, na inauguração da fachada da SEDUC, o governador Helder Barbalho discursou sobre a educação, responsabilizando tacitamente nossa categoria pelos índices educacionais pífios do Pará.

O que o governador omite em seu discurso são justamente as meias-verdades que resultam nisso, que vão desde as péssimas condições de trabalho – visíveis a olho nu, passando pela falta de uma política de formação continuada, falta de insumos básicos, até chegar na gestão pulverizada, politizada por apadrinhamentos, e ineficiente da SEDUC, URES e USES.

A implementação atravessada da nova matriz curricular, com uma série de dúvidas e hiatos pedagógicos, as obras inacabadas, a falta de suporte aos Conselhos Escolares, a não garantia da Jornada do magistério, e do PCCR dos servidores não docentes são alguns problemas que já deveriam ter sido resolvidos, mas seguem sem definição.

Helder usa as meias-verdades convenientes, como a de que reajustou o Piso, para escamotear as inconfessáveis, como as retiradas de direitos por meio de alterações na remuneração feitas através de mudanças na legislação, das investidas junto ao Supremo Tribunal Federal para alcançar uma decisão traiçoeira contra nossa categoria, e se desvia dos demais problemas crônicos e críticos da educação pública paraense, preferindo o “palco” da propaganda fácil, mas covarde, em responsabilizar quem carrega nas costas a educação neste Estado pelos índices negativos.

Esperamos que o novo-velho governo opte por menos palanque e mais chão de escolas.

Sigamos lutando.

NOTÍCIAS RÁPIDAS