Sem energia elétrica, água e ventilação, EE Dom Pedro I realiza protesto no Marex

A comunidade escolar Dom Pedro I, no bairro do Marex, realizou na manhã desta quinta-feira (28), ato público contra as péssimas condições sanitárias e de infraestrutura da escola.

Segundo os manifestantes, falta energia elétrica, água e ventilação. Funcionários, pais e estudantes, cansados de aguardar uma posição do poder público, decidiram ir às ruas. O Sintepp acompanhou a ação.

Nosso Coordenador Geral, prof. Beto Andrade, fez imagens internas do local onde deveria funcionar a quadra de esportes e de outros ambientes da escola. Acompanhe:

Veja imagens da manifestação:

Desde 2015 a escola luta por reforma. Somente em 2020 o prédio foi revitalizado. Acontece que as adaptações foram mal feitas. Parte do telhado já começa a ruir. O espaço é extremamente quente, não há ventiladores e nem centrais de ar condicionado nas salas. Há cupins e muito mato (para acessar a quadra é preciso passar por um caminho sinistro. Lá no espaço da quadra o que se vê é apenas uma estrutura, sem cobertura e sem possibilidade de uso), a unidade de ensino também não tem água potável e nem bebedouro, a estrutura da caixa d’água está com risco de desabamento e salas e laboratórios estão desativados e nos banheiros não há acessibilidade.

Sala de aula interditada pelo desabamento do teto.

Veja a fala do professor Edilson Nascimento:

A escola, que existe desde a década de 1970, conta com 1.200 alunos do Ensino Médio, muito premiada, hoje continua funcionando apenas remotamente. A situação se agrava ainda mais no contexto pandêmico, pois com a crise sanitária e a ausência de ação efetiva do Estado nossos ambientes educacionais estão abandonados.

Veja a fala da professora Darling Costa:

Mais lamentável ainda é o fato de a comunidade já ter enviado diversos ofícios para a SEDUC, não obtendo respostas sobre prazos. Agora, cada vez mais próximo ao ENEM, a comunidade escolar se preocupa com as condições que seus estudantes chegarão ao Exame e exige do governo Helder Barbalho retorno sobre os mais R$ 358 mil destinados à reforma da escola.

Veja a fala do pai de aluno, sr. Cláudio Lucas:

Nosso sindicato apoia a luta da Escola Dom Pedro I e seguirá acompanhando o processo de revitalização desta e de outras unidades de ensino junto à SEDUC e ao Ministério Público.

Para ver mais imagens da Escola clique aqui e acesse o Facebook do Sintepp.

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip