Rosa Olivia – 70 anos

Na segunda-feira, 18, o SINTEPP tem a honra de parabenizar uma de suas maiores dirigentes. Rosa Olívia Barradas.

Professora aposentada do Instituto Estadual de Educação do Pará – IEEP, Rosa chegou ao sindicato se firmando como um exemplo para nossa base sindical.

Tendo papel fundamental nas greves e dirigindo os atos, principalmente em Belém, e sendo fundamental na direção do sindicato fora da burocracia.

No processo de interiorização da entidade, a dirigente colaborou para a identificação de lideranças sindicais, expandindo assim o SINTEPP, formando a ramificação que hoje está organicamente em mais de 130 dos 144 municípios paraenses.

Foi Coordenadora Geral do sindicato, e mesmo sem liberação sindical, deu conta da tarefa de expansão da entidade a nível estadual.

Solidária à defesa de uma educação pública gratuita e de qualidade social, Rosa Olivia representa a renúncia de sua vida pessoal para o bem comum, sendo peça chave na independência e protagonismo feminino, juntamente com as demais dirigentes de sua época.

Este apego de Rosa com a preservação da história de lutas de nosso sindicato nos emociona.

Na década de 1990, por exemplo, Rosa compôs o grupo de dirigentes sindicais que constituiu a Intersindical, campo de atuação constituído por sindicatos de trabalhadores das áreas afins, além da educação, e que garantiu a unificação das entidades sindicais na defesa de pautas comuns aos servidores públicos do Pará.

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip