Regional Marajó realizou na semana passada seu IX Congresso

Ocorreu na cidade de Anajás nos dias 18, 19 e 20|08 o IX Congresso da Regional Marajó do Sintepp, com o tema “Em Defesa da Educação Pública de Qualidade: Os Trabalhadores Não Pagarão Pela Crise”. As atividades de debate aconteceram no Ginasio de Esportes Suzirley Noqueira.

Na noite quinta-feira (18) após a Mesa de abertura, que contou com a saudação de Representantes das Subsedes, deu-se prosseguimento a Palestra Magna: Em Defesa da Educação Pública de Qualidade: Os Trabalhadores Não Pagarão Pela Crise, que teve como debatedor o Prof. Pedro Paulo, membro da APEOESP/SP; sendo coordenada por Wilson Carlos (São Sebastião da Boa Vista) e Secretada por Jandira Garcia (Bagre). Para finalizar o dia houve leitura e aprovação do Regimento Interno do Congresso em mesa coordenada por Paulo Rogério Pinheiro (Breves) Secretariada por Deonato Nogueira (Curralinho).

O dia 19.08 (sexta-feira) iniciou os debates com a Mesa Temática/Deliberativa: Análise de Conjuntura e os Desafios dos Trabalhadores diante da filiação do Sintepp a uma central sindical, sendo Coordenador da Mesa Fabio Paes (Breves) e Secretária Euza Helena (Santa Cruz do Ararí). Colaboraram com as discussões pela Intersindical Pedro Paulo, pela CUT Hamilton Ramos, pela CTB Thiago Barbosa.

Ainda na manhã de sexta-feira (19) os congressistas acompanharam a Mesa Temática: Gestão Democrática, Financiamento e Controle Social na Educação. Princípios da Gestão Democrática, Eleição para gestores escolares e fortalecimento dos conselhos (conselhos municipais de educação, conselho do Fundeb, conselho de alimentação e conselhos escolares). Os debatedores foram os Profs. Mauro Borges e Fabio Paes, com coordenação de Antônia Oliveira (Ponta de Pedras). Esta análise propiciou o estudo sobre os baixos índices de educação apontados na Região do Marajó e no Estado do Pará e o debate do papel do Sindicato enquanto expressão da voz plural da sociedade, além de assim como toda a agenda do Congresso, contribuir para a formação de dirigentes que cotidianamente são criminalizados por desenvolver luta em favor de direitos sociais e até mesmo constitucionais.

Após o intervalo do almoço do dia 19.08 ocorreu a Mesa Temática: Carreira, Piso, Jornada, Formação e Valorização Profissional: os desafios da construção de Planos de Carreira Unificados dos Trabalhadores em Educação e Planos Municipais de Educação na região marajoara/Base Nacional Comum e Matriz Curricular, coordenada por Bruno Baía (Portel) e Secretariada por Izael Miranda (Anajás). Os debatedores foram o Prof. Mateus Ferreira (Coordenação Geral/Sintepp) e Prof. Marielson Guimarães (UFPA).

A tarde de sexta-feira (19) finalizou-se com outra Mesa Temática: Previdência Pública e Saúde do Trabalhador. Foram debatedores os Assessores Jurídicos do Sintepp: Rosilene Ferreira, Luene Vasquev e Paulo Henrique; na coordenação da Mesa esteve Rosa Bastos (Chaves) e na  Secretaria  Paulo Gama (Santa Cruz do Arari).

O IX Congresso da Regional Marajó do Sintepp encerrou-se no sábado (20) com a Plenária Final, Coordenada por Fabio Paes e Quintino Neto (Breves) onde foi feita a apresentação e aprovação dos relatórios; escolha do município de Afuá para a sede da próxima Plenária Regional e da cidade Breves para o X Congresso; Eleição da nova Coordenação Regional (eleita em chapa única, construída por consenso e que conta com a participação de todas as Subsedes que constroem o Sintepp, tendo como Coordenadores Gerais Wilson Carlos – SSBV e Odileuma dos Reis – Anajás).

A Regional Sintepp Marajó agradece aos (as) trabalhadores (as) em educação e a população do município de Anajás que acolheu esta atividade e estendeu seus préstimos aos grupos culturais: grupo da melhor idade, grupo Amigos da Toada, grupo estrela, grupo de carimbó  Ipupiara e Banda Universo Paralelo que colaboraram na programação da Noite Cultural que encerrou-se com o Show da Banda Kamayurá.