PROJETO CORES DO AÇAÍ

A professora do município de Jacundá, no Sudeste paraense, Elsamar Emerique idealizou e desenvolve o premiado projeto Cores do Açaí, uma experiência de leitura e produção artística para os alunos da rede municipal de ensino. A arte enquanto essência, transformando a vida de nossos crianças e jovens. O SINTEPP tem orgulho de exemplos como o de Elsamar.

Para acessar as premiações de Elsamar clique aqui.

Síntese do Projeto Cores do Açaí

O projeto surgiu ao pensar na Amazônia enquanto lugar de experiências estéticas, também como estratégia de leitura e produção artística, visando a fruição no ensino/aprendizagem em arte. Trata-se de produções de pinturas em telas usando o açaí e seus derivados como elementos principais, trabalhadas com alunos do Ensino Fundamental II da EMEF Maria da Glória Rodrigues Paixão.

O Objetivo do projeto foi incentivar a leitura e produção artística através do experimento artístico/estético com o açaí, o mesmo foi embasado teoricamente na Abordagem Triangular Profª Drª Ana Mae Barbosa, “contextualizar, fazer e apreciar”. As produções das pinturas aconteceram em torno dos estudos de temas da história da arte como: movimentos da vanguarda europeia, barroco, pinturas Adinkras e memória coletiva, mantendo o hibridismo entre esses temas e a cultura amazônica.

Os alunos produziram as telas artesanalmente com saco de pano, cola e tinta pva. Desenvolveram esboços de acordo com os temas estudados, colocando em foco a cultura amazônica. Logo após, pintaram suas ideias nas telas antes produzidas, tomando como elemento principal o açaí. Ora misturando-o apenas com cola branca ora com outros pigmentos e materiais naturais como o limão. O objetivo nesse processo de pintura foi trazer o açaí para dentro da arte, tirar da função alimentícia e trazê-lo para experimentos artísticos, a fim de adquirirmos nuances diferentes e aguçar os sentidos dos alunos e despertar o interesse dos mesmos no processo de produção artística.

Após o término das pinturas que durou 5 meses, os trabalhos foram expostos na praça municipal de Jacundá, oferecendo à comunidade jacundaense um dia de fruição e aprendizagem em arte. Em seguida, as obras foram avaliadas por uma equipe de jurados onde classificaram os trabalhos vencedores em 1º, 2º e 3º lugar. Apesar das grandes dificuldades existentes na escola pública, conseguimos oferecer aos alunos da EMEF Maria da Glória Rodrigues Paixão momentos de fruição no processo de ensino e aprendizagem em Arte.

Apesar de ser uma área do conhecimento inferiorizada por muitos, o Projeto cores do Açaí pode colocar alguns alunos de frente com a pesquisa científica. Sim, porque após a exposição das obras na praça municipal de Jacundá, o projeto passou a participar de Mostras Científicas e receber premiações.

O projeto participou da 1ª MOCISSPA (Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará) em 2108 e ganhou medalha de ouro pela categoria Linguagens e Artes.

Em dezembro de 2018 também participou da MOCINN/MCTA (Mostra Científica Internacional do Norte e Nordeste promovida pela Escola Açaí. Lá o projeto ganhou medalha de bronze e credenciamento para participar da MOSTRATEC JUNIOR entre os dias 21 a 25 de outubro de 2019 em Novo Hamburgo/RS.

Premiado no XX Prêmio Arte na Escola Cidadã na categoria Fundamental II em setembro de 2019.

É muito gratificante contemplar a felicidade dos nossos alunos participando de momentos que se tornarão inesquecíveis nas suas vidas. Esses alunos tiveram contato com outros jovens e adolescentes de outros países, com certeza esse intercâmbio cultural lhe trouxe um grande aprendizado.

É desafiador participar dessas Mostras Científicas pela falta de recursos financeiros, mas vale a pena qualquer esforço para ver o nosso aluno crescer socialmente e intelectualmente.

Profª Elsamar Silva dos Santos Emerique – EMEF Maria da Glória Rodrigues Paixão

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip