Professora sofre punição após denunciar escassez de alimentação escolar em Santa Bárbara do Pará

É fato que a qualidade da alimentação nas escolas municipais de Santa Bárbara do Pará caiu drasticamente em relação ao ano de 2022. Faltam frutas, polpas, hortaliças e temperos, além da pouca proteína que chega às unidades de ensino. A situação só piora, como se pode acompanhar a seguir.

Estudantes da Escola Municipal Libélula, localizada no Bairro Centro, estão recebendo o mínimo possível de alimentos em seus pratos, nem mesmo o suficiente para cobrir o fundo do recipiente, como se pode constatar nas fotos enviadas ao Coordenador Jurídico do Sintepp e membro do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Uma professora que fez a denúncia estava há mais de duas semanas atuando em pró-labore na escola, desde então tem observado e registrado por fotografias a escassez de comida que é ofertada às crianças, além do mais, os discentes são proibidas de repetir.

Em seu último registro, no dia 01 de setembro de 2023, a docente foi “flagrada” e na ocasião a gestora Maria das Neves protagonizou uma confusão e ataques à postura da professora.

De acordo com informações, na semana do ocorrido uma servidora, que não quis ser identificada, relatou que a gestora ordenou que apenas um peito de frango fosse utilizado para preparar a refeição dos alunos em cada turno. Conduta que configura descumprimento das orientações do Programa Alimentação Saudável, na qual não se levou em consideração o número de estudantes presentes (per capita) e sim as ordens da direção.

A professora pediu providências ao registrar uma ocorrência na Secretaria Municipal de Educação, pois as condições encontradas na escola são inaceitáveis e representam um desrespeito aos alunos, aos pais e a todos!

Entretanto, a educadora foi PUNIDA E SOFREU RETALIAÇÃO pela Secretaria Municipal de Educação, que retirou o seu pró-labore. Uma complementação de carga horária que há tempos vem sendo negada aos servidores concursados.

O Sintepp apurou também que a Escola Libélula foi denunciada pelo Conselho de Alimentação Escolar por descumprimento do Programa Alimentação Escolar.

As denúncias por falta de manutenção do ensino em Santa Bárbara do Pará aumentaram nas últimas semanas, os relatos vão desde a falta de merenda a materiais de higiene, limpeza e papel para as atividades da comunidade escolar.

Aguardem mais notícias…

O Sintepp somos nós, nossa força e nossa voz!