NOTA PÚBLICA – VISEU

Na manhã do dia 13/09 o Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação Pública do Pará, SINTEPP foi surpreendido com a notícia da prisão do dirigente sindical da Subsede de Viseu, Valdeir de Sousa, sob gravíssimas acusações de suposta participação no roubo à Agência do BANPARÁ na referida cidade.

Apesar da repercussão acentuada do caso, mesmo tendo o acusado se apresentado espontaneamente à delegacia, nossa entidade optou, pelo princípio da cautela, em buscar mais informações sobre o caso, exigindo total transparência das autoridades nas investigações, bem como a garantia constitucional da ampla defesa e do contraditório.

O Sintepp tem uma história de 40 anos de lutas em defesa de uma educação pública de qualidade e boa parte dessas lutas se dão em denúncias de malversação de recursos públicos da educação, praticada por agentes públicos.

Portanto, nossa história demonstra que o sindicato combate crimes e não o contrário. Logicamente, isso incomoda significativamente autoridades mal intencionadas, o que acaba colocando em risco muitos dirigentes.

Nosso sindicato representa em todo estado quase 200 mil trabalhadores/as em educação, a partir de suas 138 Subsedes, somando cerca de 2.500 dirigentes, não podendo a conduta de nenhum destes ser tomada de maneira a generalizar nossa entidade.

Além disso, com a exposição massiva do acusado, antecipou-se julgamentos que devem ocorrer a partir de provas concretas a serem conduzidas pelo poder judiciário. Em caso de comprovação de participação do dirigente no crime em questão, que sejam tomadas as medidas judiciais previstas no código penal. Bem como, em não se comprovando crime, que seja garantida a mesma cobertura midiática para retratação, além de reparação pelos danos morais e materiais que possam se configurar.

Lamentamos que a situação esteja sendo utilizada por diversos atores para tentar desmoralizar  a imagem do SINTEPP, atingindo assim toda uma categoria que não se cala e tem tradição de luta por seus direitos.

Porém, nossa entidade já enfrentou muitos desafios e segue de pé, justamente porque o coletivo sempre é maior que o individual. Sabemos que, independente do resultado dessa situação, continuaremos fortes, combativos e com independência de classe.

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip