Nota de solidariedade aos (as) professores (as), em greve, do Distrito Federal

O Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) em Educação Pública do Estado do Pará – Sintepp – vem a público manifestar solidariedade aos (as) professores (as) da Rede Estadual do Distrito Federal (DF), que foram violentamente reprimidos (as) durante manifestação na área do Eixão na tarde de ontem, 28, pela Polícia Militar (PM) de Sobral Rollemberg (PSB).

Em greve desde último dia 15/10 pelo descumprimento por parte do governador de acordos de 2013, que incluem o reajuste de salários escalonados, os (as) trabalhadores (as) programaram uma ação para dialogar com a população, quando os policiais os agrediram.

A ação do destacamento da PM tomou proporções tão exageradas que foram confirmadas as prisões de quatro professores, além do uso de spray de pimenta, bala de borracha e bombas de efeito moral.

Em entrevista ao site G1, a diretora do SINPRO-DF Rosilene Correia declarou: “O objetivo era mandar um recado para o governador com esse processo todo de congelar salários, e aí na saída isso aconteceu. A confusão chegou a esse absurdo de pessoas serem presas. Nossa programação era de ser algo rápido. O problema é para o policial que tudo o que [a gente] diz é desacato. A gente não pode discordar”.

Entendemos que o caminho para a finalização de uma greve deve ser a negociação com os (as) servidores (as), nunca a ação truculenta da polícia ou decretos de ilegalidade. Aos (as) professores (as) do DF nossa solidariedade e apoio.

Foto: Isabella Calzo.G1 (28.10.15)