Na luta por reajuste, Funcionários da Educação participam de ato público na SEPLAD

O Fórum de Entidades Sindicais do Estado do Pará está convocando para esta terça-feira (16.05) ato público com paralisação, em frente à SEPLAD (Chaco, com Alm Barroso), a partir das 9h00. Ainda que não tenhamos aprovado paralisação para este dia, convidamos os trabalhadores em educação que não foram contemplados pelo reajuste salarial de 15%, ou seja, trabalhadores da área meio e SEDUCÃO para participarem deste importante movimento que visa garantir reajuste para todas as categorias de servidores do Pará.

Leia abaixo o informe divulgado pelo Fórum de Entidades Sindicais:

Em mais uma rodada de negociação, na terça-feira (09/05), com os sindicatos dos servidores públicos, o governo do Estado manteve o congelamento dos salários dos servidores e não garantiu qualquer reajuste salarial da categoria para este ano.

Segundo a secretária da SEPLAD, o governo só dará uma resposta definitiva aos servidores no final de maio, quando a equipe econômica concluirá o levantamento de despesas e receitas para o ano de 2023.

O governo adiantou que houve um considerável aumento das despesas com pessoal devido o reajuste salarial dos professores, a implementação de PCCR’s de algumas categorias e a atualização salarial dos militares, mas houve queda importante na arrecadação do Estado, especialmente, devido à isenção do ICMS sobre os combustíveis, decretada no governo Bolsonaro.

Entretanto, esta afirmação de dificuldade financeira do Estado foi imediatamente contestada pelos sindicatos, uma vez que não é isso que o governo demonstra na imprensa e no Portal da Transparência. Pelo contrário, desde 2019, no primeiro ano do governo Helder Barbalho, a receita do Estado tem sido crescente, sempre superando as despesas e demonstrando que o Estado é superavitário. Até no período da pandemia, o Pará não teve qualquer dificuldade financeira.

Porém, mesmo com dinheiro em caixa, apesar de estarmos no quinto ano do governo Helder, os servidores tiveram um único reajuste salarial, justamente, no ano da eleição. Já são mais de 20% de perda salarial acumulada, num governo que se reelegeu com a promessa de valorizar o funcionalismo público. Um verdadeiro ESTELIONATO ELEITORAL.

Como se não bastasse, o governo informou que o servidor que tem a sua remuneração (salário bruto) acima do salário mínimo, mesmo com o vencimento base abaixo do mínimo, não terá qualquer reajuste.

Os sindicatos não concordaram e protestaram contra a posição do governo, considerando um retrocesso e extremamente prejudicial a milhares de servidores. O governo recuou e considerou que poderá rever a questão.  Como não houve acordo, foi marcada uma nova rodada de negociação para a terça-feira (16/05), na SEPLAD.

Diante disso, entendendo que só através de muita pressão evitaremos mais um ano de congelamento dos nossos salários, os sindicatos dos servidores públicos convocam todas as categorias para um Ato Público, em frente à SEPLAD, no dia 16/05, às 9h00, quando diremos NÃO AO CONGELAMENTO dos nossos salários.

Fique atento (a), divulgue para os (as) colegas de trabalho e participe!

ATO PÚBLICO

LOCAL: SEPLAD

DATA: 16/05 (terça-feira)

HORA: 9h00

SERVIDOR E SERVIDORA! SÓ HÁ CONQUISTA COM PARTICIPAÇÃO.

VOCÊ É MUITO IMPORTANTE NESSA LUTA!

NOTÍCIAS RÁPIDAS