I ENCONTRO DE FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO DA REGIONAL NORDESTE 1 DO SINTEPP

O Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação SINTEPP – Regional Nordeste 1, realizou o seu 1º Encontro Regional de Funcionários da Educação no dia 13 de fevereiro no município de São Domingos do Capim, com o tema IDENTIDADE, PROTAGONISMO E VALORIZAÇÃO.

O I Encontro de Funcionários contou com a participação de 14 subsedes, um público de 80 trabalhadores(as), construindo e adquirindo conhecimentos e fortalecendo a luta dos funcionários da educação.

O Coordenador Geral Estadual do sindicato Alberto Andrade e o professor e vereador André Silva da subsede de Irituia e da coordenação Regional fizeram a análise daConjuntura Nacional, Estadual e Regional.

A coordenadora estadual e funcionária da educação Marta Vieira, em sua palestra IDENTIDADE, PROTAGONISMO E VALORIZAÇÃO, ressaltou a importância da luta e da consciência de classe dos trabalhadores, e destacou principalmente a luta dos funcionários da educação e o quanto é importante o Trabalhador(a) assumir o seu protagonismo.

O professor e psicólogo Aldo Brito, do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador – CEREST e coordenador distrital do Sintepp Belém, em sua palestra falou da importância da Política Nacional de Saúde do Trabalhador(a) no ambiente escolar e dos desafios que os trabalhadores enfrentam no seu ambiente de trabalho para que sejam valorizados, dando ênfase nas doenças psicológicas e no assédio moral.

O professor Álvaro Silva, Coordenador Geral do SINTEPP – Regional Nordeste 1, ressaltou em sua palestra a importância do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR Unificado, que é uma conquista dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, mas ainda é um desafio que os mesmos terão que enfrentar namaioria dassubsedes. A Carreira e Valorização Profissional precisa ser uma tarefa de todos e todas, em busca não somente de manter os direitos e sim de garantir mais direitos.

Estamos vivenciando o desmonte da educação por este governo fascista, que vem aprovando sua política de destruição dos direitos da classe trabalhadora tanto na Câmara Federal quanto no Senado, entretanto esta política está sendo implementada pelos governos estaduais e municipais. Assim, não há outro caminho para impedir os ataques, que não seja a luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

A Regional Nordeste 1 agradece à todos os Funcionários de Escola, e a todos e todas que construíram e participaram de nosso I Encontro de Funcionários. Para nós, foi um momento de muito aprendizado e de troca de experiências entre os palestrantes, professores e funcionários de escolas.A educação é um espaço interdisciplinar e não se limita ao espaço físico da sala de aula, mas se constrói pela participação democrática de todos e todas.

Ousando Lutar, Ousamos Vencer!

Ediana Melo e Álvaro Nazareno – Coordenação Geral Sintepp- Regional Nordeste 1

Para ver mais imagens clique aqui.