I Congresso Municipal de Educação SINTEPP Cametá – 04 e 05.04

O SINTEPP Cametá realizará nos dias 04 e 05 de abril, no Auditório da Subsede, o I Congresso Municipal de Educação.

Com o tema “OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO SÉCULO XXI” o evento terá como Subtema “Resistência e Lutas por Conquistas” e tem por finalidade debater e aprofundar temas de grandes relevâncias para os trabalhadores, tais como Análise de Conjuntura; Reforma da Previdência e Trabalhista; Reforma Curricular BNCC; Financiamento e Reformulação dos PCCR’s Estadual e Municipal.

Além deste debate e aprofundamento sobre os assuntos acima citados, o Encontro pretende aprovar as propostas compiladas; consolidar as bandeiras de lutas para o enfrentamento no ano de 2019 e construir o posicionamento do Sindicato em relação às políticas públicas neoliberais.

Em nota a Coordenação do Sindicato comentou “Em tempos de grandes mudanças, vivendo em situação de enorme instabilidade política em que se aprofunda um governo que ataca direitos constituídos de trabalhadores, precisamos resistir de pé contra o seu maior interesse que é o desmonte da previdência social pública no país”.

Elucidando, quanto ao enfrentamento pela classe trabalhadora da exploração e opressão do sistema capitalista, mais do que nunca se faz necessário que os trabalhadores, mais uma vez correm o risco de pagar pelas “crises dos ricos” com mais desemprego, miséria e violência, gerados pelo descaso e ataques à saúde, à educação, à segurança, ao meio ambiente e etc.

O SINTEPP Cametá pontua que a Proposta da Emenda Constitucional (PEC 06/2019) da Reforma da Previdência, está baseada no falso documento de que a previdência é deficitária e vem para atacar os direitos dos servidores públicos em todas as esferas, quando aumenta a idade mínima, impondo, por exemplo, 40 anos de contribuição, reduzindo benefícios, aumentando a alíquota da contribuição dos servidores públicos, dentre outras ofensivas. A PEC dificulta sobremaneira o acesso à aposentadoria e as mulheres serão as mais prejudicadas se essa reforma for aprovada.

Veja abaixo a programação:

04 DE ABRIL (quinta-feira)

7h às 10h: Credenciamento

7h30: Café da manhã

8h: Abertura Solene

9h: Leitura do Regimento Interno.

10h: Lanche

10h às 12h: Análise de Conjuntura.

Palestrantes: Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA) e Prof. Alberto Andrade (Coordenação Sintepp Estadual)

12h: Almoço

14h às 16h: Reforma da Previdência e Trabalhista. Palestrantes: Adv. Paulo Henrique e Adv. Carla Danielen Prestes.

16h: Intervalo

16h às 18h: Financiamento e Reformulação do PCCRs Municipal e Estadual. Palestrantes: Prof. Ronaldo Rocha e Profa. Joana Pompeu.

20h: Noite Cultural.

05 DE ABRIL (sexta-feira)

7h30: Café da manhã

8h às 10h: Reforma Curricular BNCC. Palestrantes: Profª Mestre Nazaré Araújo e Prof. Luís Medeiros G. Júnior.

10h: Leitura e Aprovação das Propostas e Planos de Lutas 2019. Encerramento.