Greve Castanhal: Nota Pública

O SINTEPP vem por meio desta manifestar novamente apoio e solidariedade às trabalhadoras e trabalhadores da Rede Municipal de Ensino de Castanhal que enfrentam uma greve há 20 dias na cidade.

Neste contexto, os ataques ao movimento sindical já atingiram consequências graves. Durante a manifestação programada pelo Comando de Greve na manhã desta sexta-feira (24 de novembro) a criminalização do movimento esteve a pleno vapor.

O prefeito Titan, realiza o desconto da previdência dos servidores, porém sonega o repasse da parte que lhe cabe ao Instituto de Previdência Municipal, o rombo no Instituto até novembro deste ano já ultrapassa 160 milhões de reais. A não reforma e a falta da apresentação do cronograma para resolver os problemas de estrutura das unidades escolares afeta todos, alunos e profissionais, portanto exigimos que as obras não prejudiquem o andamento das aulas, uma vez que o prejuízo pedagógico para nossos discentes será irreparável.

A categoria exige ainda que o concurso público ofertado pela gestão municipal seja ampliado. Para se ter uma ideia, a Prefeitura tem em seu quadro geral mais de 3.000 temporários, na SEMED, por exemplo são mais de 1.500. O certame no entanto prevê apenas 120 vagas. Isso é uma vergonha, sr. prefeito!

Profissionais do apoio educacional ainda esperam sua inclusão no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do município, o que escancara a precarização e a desvalorização do trabalho destes (as) funcionários (as) tão essenciais para o funcionamento de nossas escolas.

Titan ainda impetrou liminar para a suspensão do direito dos (as) educadores (as) castanhalhenses de reivindicarem seus direitos! Além de não cumprir o pagamento do Piso do Magistério desde o ano de 2022 e seguir fora da lei neste ano de 2023! Fora a ameaça, já recuada, de ação judicial para a prisão de nossos coordenadores gerais Edhumberto Costa e Alacid Silva.

Não aceitaremos esse tipo de intervenção em nossa organização sindical! E não nos calaremos para os desmandos de Titan!

A Educação de Castanhal continua em GREVE!

Prefeito Titan, lutar não é crime! Pague o que nos deve e reforme nossas escolas já!

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip