Governo sério não prejudica a educação – Ato contra a redução de turmas – 04|abril

Redução da Matriz Curricular é golpe e piora a educação no Pará

O governo Jatene|Ana Cláudia Hage segue sua política de ataque à educação e desrespeito aos alunos e educadores.

A vergonhosa proposta de reformulação da matriz curricular responde apenas aos interesses do governo de “enxugar a máquina”, não se preocupando, no entanto, com a qualidade no ensino público.

Enquanto nacionalmente se aponta para uma maior permanência dos alunos na escola, os tucanos paraenses seguem no caminho inverso para a melhoria dos índices educacionais paraenses (já tão prejudicados pela sua (des)política), reduzindo a carga horária das disciplinas, sem nenhum estudo que aponte as consequências de sua inconsequência.

A SEDUC e o Conselho Estadual de Educação (CEE), mesmo após solicitações do Sintepp, não disponibilizaram os documentos para o debate com os maiores interessados e atingidos pelas modificações propostas: a comunidade escolar.

De maneira autoritária, o governo tentou aprovar na última quinta-feira (31) as modificações, mas foi forçado a adiar a votação por conta da pressão de alunos e professores que lotaram a frente do CEE. Além da solicitação de vistas feita a pedido do Sintepp ao representante dos alunos no Conselho, uma vez que há três meses o representante dos trabalhadores em educação aguarda sua nomeação pela Casa Civil.

O Sindicato acionou o Ministério Público Estadual (MPE), cobrando uma intermediação para que o debate fosse aberto e para que a sociedade pudesse se posicionar sobre estas questões.

Após o ato de quinta (31), foi confirmada uma reunião no Conselho Estadual de Educação, com a presença do MPE, SEDUC, Sintepp e representação de estudantes para a próxima segunda-feira (04), às 8h00.

Convocamos os (as) trabalhadores (as) em educação, estudantes e comunidade escolar como um todo para acompanhar este debate e impedir que Jatene|Ana Cláudia Hage penalizem ainda mais a educação paraense.