Estudantes ocupam escola em Belém

A escola estadual Helena Guilhon, em Belém, passou o dia ocupada por estudantes que estão cansados da situação precária que a mesma se encontra.
No início do mês, estudantes e professores já haviam realizado um grande mutirão para lavar as salas de aula e consertar carteiras quebradas para serem reutilizadas, frente o descaso da Seduc em resolver os problemas de infraestrutura da mesma.
Vários pedidos de novas carteiras foram encaminhados à secretaria de educação que ignorou-os não dando retorno às solicitações da comunidade escolar.
Além das carteiras, são reivindicados também melhorias na estrutura física que garanta ventilação e alimentação escolar de qualidade.
Após várias horas de ocupação, uma equipe da Seduc compareceu à escola para reunir com a gestão, ignorando a legítima manifestação dos/as estudantes, e Conselho Escolar. Somente após a intervenção do professor Hamilton Corrêa, Coordenador Estadual do Sintepp, os estudantes foram ouvidos quando na oportunidade os representantes do governo se comprometeram em encaminhar as seguintes questões: abrir o processo de eleição direta para diretor/a; garantir alimentação de qualidade para os discentes e providenciar as obras de reforma da escola.
A equipe de governo ficou de retornar com o documento assinado nesta terça-feira (24) e entregar aos alunos. A ocupação permanece com apoio do Centro comunitário do Bairro e pais de estudantes. Alimentação e colchontes estão sendo doados pelos moradores do Bairro.
A direção do Sintepp parabeniza os/as estudantes e o grupo de professores da escola pela luta, justa e legítima, e dará todo apoio nessa que é a primeira ocupação de escola do Estado, feito por secundaristas em defesa de seus direitos e por uma escola pública de qualidade.
Só conquista quem luta!!!

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip