É hora da sociedade defender a Educação e combater o calote nos Precatórios do Fundef

O Sintepp, junto com todas as entidades que compõem a Frente Norte-Nordeste pela Educação e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), vêm a público denunciar a tentativa do Governo Bolsonaro em aplicar um verdadeiro CALOTE nos precatórios do FUNDEF e, consequentemente, no financiamento da educação pública.

No período de vigência do FUNDEF (1997 a 2006), o governo federal repassou a estados e municípios valores de complementação da União menores do que o disposto na lei do FUNDEF, prejudicando a educação. Diante desse cenário, alguns estados e municípios ingressaram na justiça contra a União, cobrando a restituição dos valores não repassados. Deu-se aí a origem dos precatórios do FUNDEF.

Ao longo desses anos, temos travado duros debates políticos e jurídicos para garantir que os recursos oriundos dos precatórios do FUNDEF sejam destinados à educação e seus profissionais.

Finalmente, em 2017 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que tais recursos devem ser obrigatoriamente vinculados à educação e, em 2021, esta mesma corte decidiu que a União deve pagar ao governo do Estado do Pará aproximadamente 3 bilhões de reais a partir de 2022 a título de Precatório do FUNDEF.

Todavia, o Governo Bolsonaro/Guedes não demorou para lançar mais um de seus ataques. Através da Proposta de Emenda à Constituição n°23, Bolsonaro e sua base aliada pretendem dar um calote nos precatórios devidos pela União, inclusive nos precatórios do FUNDEF, criando um teto anual de pagamento dos precatórios e promovendo encontro de contas, retirando os recursos da educação como definido pelo STF.

Diante das inúmeras dificuldades e desafios da educação pública, principalmente no período pós-pandemia, os precatórios do FUNDEF podem fortalecer as estruturas das escolas dos estados e municípios, outrora prejudicados, e indenizar os profissionais do magistério, beneficiando toda a sociedade.

Não aceitaremos mais esse golpe. Convocamos os estudantes, professores, pais de alunos e todos aqueles que apóiam a escola pública a pressionarem seus deputados federais a combaterem esse ataque à educação pública brasileira.

PRESSIONE OS(AS) PARLAMENTARES:

Celso Sabino (PSDB)

dep.celsosabino@camara.leg.br

Cristiano Vale (PR)

dep.cristianovale@camara.leg.br

Elcione Barbalho (MDB)

dep.elcionebarbalho@camara.leg.br

Vavá Martins (PRB)

dep.vavamartins@camara.leg.br

Priante (MDB)

dep.josepriante@camara.leg.br

Nilson Pinto (PSDB)

dep.nilsonpinto@camara.leg.br

Júnior Ferrari (PSD)

dep.juniorferrari@camara.leg.br

Delegado Éder Mauro (PSD)

dep.delegadoedermauro@camara.leg.br

Beto Faro (PT)

dep.betofaro@camara.leg.br

Olival Marques (DEM)

dep.olivalmarques@camara.leg.br

Cássio Andrade (PSB)

dep.cassioandrade@camara.leg.br

Airton Faleiro (PT)

dep.airtonfaleiro@camara.leg.br

Hélio Leite (DEM)

dep.helioleite@camara.leg.br

Paulo Bengtson (PTB)

dep.paulobengtson@camara.leg.br

Joaquim Passarinho (PSD)

dep.joaquimpassarinho@camara.leg.br

Eduardo Costa (PTB)

dep.eduardocosta@camara.leg.br

Vivi Reis (PSOL)

dep.vivireis@camara.leg.br

Acesse aqui a lista completa de e-mails das 513 Deputadas e Deputados Federais.