Congresso Estadual do Sintepp avaliará as ações deste ano e definirá política interna para 2015

O Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) em educação pública do Pará (Sintepp) promove nos dias 27, 28 e 29|11 o XXI Congresso Estadual, com o tema “Por uma educação libertária – a escola pública na ótica da classe trabalhadora”.

A atividade, órgão máximo de deliberação do sindicato reunirá delegados (as), oriundos (as) dos diversos municípios onde o Sintepp está organizado, eleitos (as) em assembleia geral nessas localidades e na Capital paraense.

Nos três dias serão aprovadas resoluções sobre política educacional, cultural, social e econômica, que após sistematização serão apresentadas à categoria, aos governos e à sociedade.

Ainda estarão em debate para aprovação dos participantes as campanhas reivindicatórias, calendários de mobilização, relatórios das campanhas fixadas no congresso anterior. Apreciação e posterior aprovação das reformas estatutárias e contas do Sintepp. Serão definidos ainda, em última instância, os recursos oriundos do Conselho Estadual de Representantes.

As mesas de debate (veja abaixo a programação completa) serão subsidiadas pelas oito propostas de resoluções inscritas. São elas:

1. Avançar na Luta
  2. Lutar para vencer – oposição cutista
  3. Resolução do grupo de estudos “Luta Educador”
  4. Coletivo Educador na Escola e na Luta
  5. Tese do “Movimento Educação pela Base” MEB
  6. “Unidos pra Lutar” – avançar na unidade para avançar na luta
  7. Sintepp de cara nova
  8. O Sintepp somos nós: por um sindicato com uma política que melhor contemple as subsedes do interior

1º dia
27| NOVEMBRO (quinta-feira)
*13:00 h – Início do credenciamento;
*15:00 h – Mesa de abertura;
*16:00 h – Leitura e aprovação do regimento interno do Congresso;
*17:00 h – Conferência Magna – “Por uma educação libertária – a escola pública na ótica de classe”;
*19:00 h – Intervalo Jantar.

2º dia

Dia 28|NOVEMBRO (sexta-feira)

Mesa de debate
*08:00 h – Análise de conjuntura;
*10:00 h – Política de combate as opressões (racismo, homofobia, machismo e redução da maioridade penal)
*12:00 h – Intervalo almoço;
*14:00 h – Encerramento do credenciamento;

Mesas de debate

*14:00 h – Política sindical;
*16:00 h – Política educacional;

*19:00 h – Intervalo jantar;
*22:00 h – Programação cultural.

3º dia

29|NOVEMBRO (sábado)

Mesa temática
*08:00 h – 50 anos do golpe militar e papel do Sintepp na redemocratização;

*12 h – Intervalo almoço;

Mesas de debate

*14 h – Reforma estatutária;
*16 h – Balanço, plano de lutas e moções;
*18 h – Encerramento

“O fortalecimento do maior sindicato de trabalhadores do Pará depende sobremaneira da manutenção de nossa unidade e organização. Em um contexto político de brutal ofensiva de governos contra os direitos da classe trabalhadora, em especial aos educadores, nossa intenção não será o recuo, avançaremos na luta em defesa da educação pública de qualidade social”, antecipa Beto Andrade, secretário geral do Sintepp.

A ofensiva dos governos contra os (as) educadores (as) será analisada pelos (as) representantes da base. “O ano de 2014 se encaminha para a finalização com mais de 30 greves realizadas nas redes municipais de ensino, essencialmente por alterações nos PCCR, assédio moral, péssimas condições de trabalho, resistência na implementação de processo democrático para escolha de diretores e conselhos escolares, atrasos nos salários, retiradas de gratificações e de demais direitos outrora conquistados pela categoria. A educação, um dos principais instrumentos de transformação social, permanece como serviço de 2ª categoria para estes governantes e o Sintepp se mantém fundamentado na luta”, complementa Mateus Ferreira, coordenador geral do Sintepp.

O XXI Congresso do Sintepp ocorrerá no Pará Club (TV. Lomas Valentins, entre Av. Duque de Caxias e Av. Visconde de Inhaúma, bairro da Pedreira, em Belém|Pa) e a expectativa é da participação de mais de 1000 representantes das Subsedes e Regionais.

Acesse e acompanhe nossas mídias

Site: sintepp.kinghost.net

FB: Sintepp Estadual (Comunidade)

Twitter: @Sintepp