CER debate gênero, organização e luta das mulheres trabalhadoras e dos homens

O CER deste dia 01|07, continuou a tarde com a Coordenação Estadual repassando informações gerais, entre as quais a prorrogação do prazo para inscrição ao II Encontro Estadual de Comunicação Sindical do Sintepp até o próximo dia 05|08. O encontro que será de 26 a 28|08, aqui em Belém e terá como público alvo os coordenadores gerais e de comunicação das Regionais e Subsedes do Sindicato terá em sua programação intelectuais da comunicação, como Cláudia Giamatti, do NPC. Para se inscrever clique aqui.

Seguindo os debates ocorreu uma invenção na programação e posteriormente a supressão da mesa “Os ataques do Governo ilegítimo de Temer a previdência dos trabalhadores”, sendo recolocada para um próximo momento, e adiantada a mesa de formação “Organização e luta das mulheres trabalhadoras. Dos homens, também?”, coordenada por Rosa Olivia e Josi Quemel, que teve como palestrante Zilmar Alverita, Doutoranda pelo PPGCS|UFBA na área dos estudos de gênero e trabalho, componente da Executiva Nacional do PSOL e ativista do movimento feminista desde década de 90. “Através da palestra buscamos discutir as relações de poder entre os sexos na sociedade dominada pelo capital, e pensar os desafios das mulheres e dos homens da classe trabalhadora. A saída é a auto organização das mulheres através das suas organizações de classe e a criação de espaços de diálogo e de lutas comuns com os homens para enfrentar os retrocessos”, comentou. As colaborações da plenária propiciaram um rico, urgente e necessário debate, que além de depoimentos espontâneos, confirmaram a disposição à luta das mulheres e homens da educação contra as opressões, apontando como desafios o estabelecimento do Coletivo de Mulheres do Sintepp, que estenda ainda mais este debate nas Regionais, Subsedes e nos locais de trabalho e a construção de espaços que debatem a igualdade de gênero, a luta feminista, o fim da cultura do estupro, o combate a violência contra a mulher e doméstica, a divisão justa do trabalho e a ampliação da presença da mulher nos espaços políticos.

Hoje (1) ainda haverá na sede do Sintepp (Rua 28 de setembro, 510 – entre Assis de Vasconcelos e Piedade) a Festa Junina Educação na Roça A culpa é do Jatene, a partir das 21h, aberta a categoria.

Amanhã (2) os debates recomeçam às 9h com as discussões sobre Campanha Salarial no Estado e municípios.

NOTÍCIAS RÁPIDAS