Categoria participa de assembleia geral interativa

Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 22, através da rede social Facebook, a 1ª assembleia geral interativa do SINTEPP. Convocada com o objetivo de permitir a participação remota de nossa categoria em assuntos referentes à campanha salarial, pedagógica e social de 2020, que seguem na ordem do dia, singularmente frente à pandemia do novo coronavírus que arremete o povo brasileiro e paraense, alterando completamente nossa dinâmica social.

Com a coordenação dos trabalhos de Beto Andrade, Conceição Holanda e Mateus Ferreira, a reunião contou ainda com a colaboração do assessor jurídico do sindicato Paulo Henrique Corrêa e da deputada estadual Marinor Brito.

Feita a abertura, o advogado Paulo Henrique repassou informes jurídicos. Seguindo para Mateus Ferreira que elucidou questões relativas ao FUNDEB e ao julgamento previsto para hoje, 22, sobre a hora-atividade.

Beto Andrade expôs os informes sobre as negociações para o retorno gradual do funcionamento das escolas, que pontualmente para o SINTEPP dependerá de garantias de infraestrutura e segurança sanitária para todas/os as/os discentes e profissionais da educação, além da estruturação e ampliação do atendimento do IASEP, incluindo-se o interior do Estado, onde já se observa o avanço brutal da pandemia, e demais pontos que seguirão em negociação criteriosa entre sindicato e governo. Pontuou também o acompanhamento que o SINTEPP continua fazendo aos/as educadores/as em que se persistem problemas na lotação.

Passando a palavra para Marinor Brito, a deputada se solidarizou com todas as famílias enlutadas pela COVID-19, que afeta à toda a sociedade. Destacou ainda seus trabalhos como parlamenta membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Pará e as pautas levadas à Casa Legislativa pelo governo Helder Barbalho, que pretendem alterar o Regimento Jurídico Único e que lamentavelmente estão distantes de priorizar o servidor público do Estado.

Entre as interações da live e explicações dos participantes estiveram em debate o duplo vínculo, hora-atividade, RJU, previdência, FUNDEB, consignados do Banpará, contratação de temporários, gratificações, insalubridade, férias, concurso público, lotação máxima de estudantes por turma, calendário escolar, ensino remoto, educação a distância, atendimento on-line, reajuste do salário mínimo e do piso, as definições de quando haverá o retorno gradativo das atividades escolares, com franca participação de nossa categoria, e que vai depender do declínio da curva de contágio do novo coronavírus, com o não retorno imediato das pessoas do grupo de risco e aprofundando o debate das condições de segurança, higienização das escolas, testagem ampla da população e regras de distanciamento.

Além do:

– Não retorno de trabalhadores em educação às atividades profissionais no dia 25 de maio, uma vez que não há linha de negociação para tanto entre sindicato e governo;

– Realização de atividades on-line semanais, divididas por temática, às sextas-feiras, às 9 horas;

– Encaminhamento das propostas pela categoria, via e-mail da secretaria, para formalização das mesmas;

– Reafirmação da campanha Fora Bolsonaro e contra o veto ao reajuste para servidores públicos nos estados e municípios.

Desejando que neste momento de lamentável perdas e desalento para toda a sociedade consigamos nos manter em isolamento social, firmes na preservação da  de nossa saúde, a coordenação do sindicato agradeceu a intensa participação de nossa categoria e as/os aguarda na próxima ação.

Para acessar a assembleia interativa do SINTEPP e seus encaminhamentos na íntegra, clique no link abaixo.