Assembleia da Educação em Belém vota Greve Geral Dia 14 de junho

O Sintepp Belém realizou em 01/06 Assembleia Geral das/os trabalhadoras/es em Educação. Foi um desafio realizar um evento como este num sábado, mas tivemos uma resposta positiva de nossa categoria.

A assembleia iniciou com informes sobre as atividades de 15 e 30 de maio e de 14 de junho. Com a presença de representante do Comitê de Mobilização e Luta dos estudantes do IFPA, representantes da ASFUNPAPA e da Regional Metropolitana do Sintepp. Em seguida ocorreram informes do Sintepp Estadual e da assessoria jurídica do Sindicato.

A assembleia discutiu a campanha salarial 2019 enfatizando que os 2% de “aumento” decretados pelo prefeito Zenaldo Coutinho em nada recuperam as perdas salariais que temos na rede. Por isso exigimos o pagamento imediato do piso salarial dos professores, a incorporação dos abonos no vencimento base de todos os servidores e o aumento no vale alimentação para R$ 400,00.

Exigimos reunião com o prefeito e iremos buscar respostas às nossas solicitações no dia 12/06, às 14h00, na CODEM, com a presença de órgãos de fiscalização do direito à educação, pois exigiremos o direito de repor as aulas aos nossos alunos nos dias 22/03, 15/05 e 14 de junho.

Discutimos os diversos problemas que existem na rede municipal, o tratamento dado à Educação Infantil, ao Fundamental, ao Médio na Escola Bosque e à EJA; discutimos as precárias condições de funcionamento das escolas; o currículo, a enturmação, as contratações indevidas, a falta de democracia e os abusos de poder que adoecem nossa categoria. Discutimos os ataques desse governo ao sindicato e ao direito à livre organização da categoria.

Definimos:

– Paralisação dia 14/06 na Greve Geral da classe trabalhadora no Brasil;

– 2% não é reajuste. Exigimos o cumprimento da lei do piso, a incorporação dos abonos a todos os servidores e reajuste no vale alimentação;

– Realizar o Encontro de trabalhadores da Educação Infantil;

– Reorganizar o dossiê das escolas e UEI’s, incorporando a situação dos servidores;

– Realizar encontros distritais sobre Organização Sindical e Valorização dos Servidores;

– Incorporar à pauta de reivindicações o funcionamento dos espaços pedagógicos, laboratórios, bibliotecas e demais recursos na escola para todos os turnos e modalidades incluindo EJA;

– Solidariedade aos professores da Escola Bosque e suas unidades de ensino, defendendo a manutenção do Ensino Médio e realizando ações de solidariedade na Ilha de Outeiro;

– Estabelecer parceria do Sintepp Belém com a Biblioteca Comunitária BombomLer, movimento de cultura MARE e demais iniciativas de cultura e arte na categoria;

– Organizar a Sede do Sintepp Belém na Passagem Ramos (ao lado da Semec);

– Organizar Boletim Informativo sobre as ações judiciais a que os trabalhadores têm direitos como a Ação de Progressão Funcional;

– Continuar organizando a Eleição de Representantes do Sintepp por Escola;

– Seguir com plantões na Semec de acompanhamento dos Processos de Licenças Prêmio, Curso e Aposentadorias.

CALENDÁRIO

12/06 (quarta-feira)
IDA DE COMISSÃO DO SINDICATO E CATEGORIA NA CODEM – 14:00H para buscar audiência com o prefeito e respostas sobre o reajuste e o desconto efetuados de dias de paralisações;

14/06 (sexta-feira)
GREVE GERAL CONTRA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E OS ATAQUES À EDUCAÇÃO PÚBLICA.

Coordenação do Sintepp Belém.