Nota de Solidariedade à companheira Heloise Rocha

Manifestamos nossa total solidariedade à companheira Heloise Rocha e reafirmamos que sua luta é a nossa luta

O SINTEPP estadual repudia veementemente qualquer tipo de perseguição contra nossos camaradas que cumprem seus deveres como educadores e cidadãos, em defesa da vida e de sua comunidade, como o que tem ocorrido com nossa Companheira e Coord. Geral da Regional Oeste, Profa. Heloise Rocha, em Belterra-PA.

Segundo os dados de estudos divulgados na matéria do Repórter Nordeste, pesquisadores mostram o aumento no número de doenças relacionadas ao Sistema Nervoso, como Alzheimer, além de má formação congênita e leucemias em crianças. E ainda, alterações do sono, depressão, irritabilidade e impactos na saúde reprodutiva das mulheres, na população de Belterra. Defender nossas crianças, comunidades e escolas contra o envenenamento sistemático promovido pelo agronegócio é um dever de todos. Informar a comunidade sobre os riscos e as consequências, para que sejam capazes de decidirem sobre seu presente e futuro, é parte da função social da escola.

Quando as instituições públicas e a administração pública são utilizadas para atender interesses que não  são os do povo, isso caracteriza uma subversão de sua natureza. O SINTEPP estadual se soma a tarefa de denunciar o contexto que cerca, oprime e envenena a população de Belterra, onde nossa companheira é mais que mera habitante. É também responsável pela educação de crianças, pela organização de trabalhadoras e trabalhadores em educação e por manter viva, a resistência a toda forma de opressão.

Diante da conjuntura brasileira, e em especial da realidade do estado do Pará, onde o agronegócio colabora para o aprofundamento das desigualdades sociais, e esgotamento dos recursos naturais, devido a contaminação dos solos e dos recursos hídricos, e ainda, pelo aumento da violência no campo, o SINTEPP reafirma seu compromisso com a denúncia e a defesa dos povos da Amazônia, em especial da região Oeste do Estado.

Compreender o contexto de cada canto do Pará, as dificuldades e as desigualdades, e colaborar para o enfrentamento dessas realidades é nossa tarefa histórica. Nossas companheiras e companheiros não estarão sozinhos.

Temos orgulho de afirmar à sociedade que somos lutadoras e lutadores. Não nos calaremos diante dos ataques, das perseguições e dos retrocessos.

À companheira Heloise Rocha, dizemos: você não está sozinha. Seguiremos juntas e juntos, lutando até o fim.

Sintepp na luta. Em defesa da vida, da educação e contra os agrotóxicos. Seguiremos lutando.

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip