A coordenação do Sintepp Subsede de Marapanim esteve ontem, 10, reunida com a Coordenação geral da Regional Nordeste 1, Álvaro Nazareno, coordenador estadual Mauro Borges e assessor político Sinval Batista, a fim de discutirmos possíveis ações acerca dos problemas apresentados pela categoria.
Após algumas demandas, nos direcionamos a Secretaria de Educação. Fomos atendidos pelo secretário de educação Del Velasco, secretário adjunto Fabiano e o chefe de gabinete.
Para discutirmos apenas dois pontos de pauta:
1 – Lotação 2021;
2 – Mandato Classista
Em relação a lotação 2021, a coordenação apresentou as demandas da categoria no sentido de que a Secretaria de Educação, através do secretário de Educação Ideval Velasco (PCdoB), viesse fazer cumprir a portaria de lotação e com isso realizar a alocação dos servidores da SEMED de acordo com os critérios estabelecidos pela supracitada portaria.
No entanto o secretário de educação mostrou-se irredutível em rever a lotação e que segundo ele, a partir de amanhã 11|03 os memorandos de lotação serão entregues aos trabalhadores lotados na SEMED.
O Sintepp orienta aos companheiros e companheiras que estão se sentindo prejudicados em sua lotação que procurem com urgência a Subsede para o devido preenchimento do requerimento de majoração de jornada.
Sobre o mandato classista o secretário entende que a legislação é muito vaga sobre a questão e portanto não há possibilidade de liberação de servidor para mandato classista. E que ele fez uma consulta ao jurídico da prefeitura para ratificar a sua posição.
A coordenação do Sintepp compreende que o mandato classista é uma conquista da categoria e que não renunciará a um direito da nossa categoria.
Sempre nos pautamos pelo diálogo para solucionarmos as nossas demandas, compreendemos o momento difícil que estamos passando por conta de um vírus que atinge a nossa população. É necessário que a nossa categoria esteja unida neste momento pandêmico para mais vidas sejam preservadas, mas assim como no combate à Covid-19, devemos também estarmos vigilantes e preparados na nossa organização para mantermos as nossas conquistas frente aos que ousarem usurpara-las, continuaremos lutando na defesa de uma educação pública gratuita e de qualidade.
Atenciosamente,
A Coordenação