No último dia 20 o SINTEPP Mãe do Rio encaminhou ofício em resposta ao Executivo Municipal sobre a antecipação de 15 dias das férias escolares, decretada para iniciar a partir do dia 22/04 até o dia 06/05. A previsão está no decreto n° 54/2020.
Para nosso Sindicato, tal decisão é precipitada, uma vez que as aulas já estavam suspensas até o dia 03/05 pelo decreto n° 50/2020.
Entendemos que a decisão mais acertada seria aguardar o período estabelecido pelo decreto nº 50/2020, para então reavaliar a situação e tomar alguma medida.
Vivenciamos um cenário de muita incerteza sobre os impactos sociais que a pandemia do coronavírus causará. Tampouco sabemos quando irá passar essa crise, pois vários especialistas em saúde afirmam que o Brasil sequer atingiu seu pico de contaminação.
O fato é que nem as/os estudantes, nem as/os trabalhadoras/es desfrutarão realmente das férias, o que acaba por sacrificar este direito tão importante.
Além disso, o Decreto nº 54/2020 carece de esclarecimentos a respeito de como se darão as férias de educadoras/es ocupantes de cargo de Magistério, que sempre ocorrem concomitantes às férias escolares.
Entendemos que o momento é de colaboração em prol do bem comum para que se comprometa o mínimo possível o ano letivo e não ocorra prejuízo na qualidade da Educação.
Estamos dispostos a dialogar com o Poder Executivo Municipal para que possamos elaborar uma forma de amenizar tal situação de forma responsável e cheguemos a algum acordo que prejudique o mínimo possível a Educação Municipal.
Por isso, propomos realizar uma reunião entre representantes do SINTEPP Mãe do Rio e do Poder Executivo municipal para tratar o assunto, atendendo obviamente todas as recomendações de proteção sanitária para evitar possíveis contaminações.