8 de março – Dia Internacional da Mulher

Ato público
8 de março (terça-feira)
17h
Conc: Praça da República

O que é o mês de março? Momento de unir forças na luta por igualdade!

É um dos muitos momentos de reflexão sobre as lutas e as conquistas das mulheres por igualdade, respeito e direitos.

A história nos mostra que viemos de uma passeata de um fevereiro de 1909, onde 15 mil mulheres protestavam por melhores condições de trabalho. Só em 1975 a ONU oficializou o 8 de março.

Logo, não é a data, ou o ano ou o mês que é relevante, o cerne é que continuamos em várias ações por todas nós: indígenas, lésbicas, trans, cis, brancas, pretas, pobres ou ricas no combate ao machismo estrutural, a luta pelo feminismo.

E hoje é mais que necessário lutarmos por: igualdade salarial e a violência contra todas nós deve ser denunciada, o feminismo negro deve ser exaltado e o preconceito contra as mulheres LBTQIA+ deve ser banido.

A quem interessa a mortalidade feminina? Quem somos nesse universo? Mulheres das águas, dos campos, das cidades, das tribos e dos quilombos, mulheres que ousam lutar por direito a ter direitos e que são protagonistas de suas histórias.

Não nos calaremos diante de desigualdades no acesso as políticas públicas de saúde, proteção, educação e segurança. E pela defesa da vida de todas nós mulheres.

Precisamos nos fortalecer umas com as outras e por todas nós. É nossa tarefa diária nossa mantermos nossa rede de proteção para nos mantermos vivas.

Devemos ser cada uma de nós semeadoras do verbo esperançar. Por todas as que já vieram, por todas que estão aqui e por todas que virão a lutar por igualdade!

Vivas ao Dia Internacional das Mulheres! E pelas mãos das mulheres, fazer valer nossos direitos.

Fora Bolsonaro.

Governador, pague o piso.

Prefeitos, paguem o piso.

Léia Pinto Miranda – Coordenadora Estadual da Secretaria de Gênero e Sexualidade do Sintepp.

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip