16.02 – Ato em Defesa da Educação Pública

Na luta por lotação, jornada, SOME, progressões, PCCR unificado, concurso público e reformas nas escolas. 

Nossa assembleia geral de 10 de fevereiro definiu uma agenda de mobilizações. Entre as atividades para este mês realizaremos na próxima quinta-feira, 16, a partir das 9h, o Ato Público em Defesa da Educação, com concentração em frente à SEDUC/Sede (Av. Augusto Montenegro).

O Sintepp intensificou nas redes sociais, ainda no recesso do magistério, um processo de mobilização, que teve grande adesão da categoria, seja nas cobranças a Helder Barbalho, seja lotando a assembleia geral, o que mostrou ao governo o termômetro da disposição da categoria em lutar.

Para amenizar esse sentimento, Helder anunciou o reajuste de 15% (em abril) para o grupo magistério e o envio do PCCR da Educação para a ALEPA. Nada disso vem de graça, ou simplesmente por boa vontade do governo, mas sim pela persistência de nosso sindicato, junto aos esforços de reivindicação de nossa categoria.

Faz-se necessário, portanto, que sigamos lutando, visto que pautas como a lotação (com o cumprimento da IN 02/2020, com garantia de até 220h/mensais), a jornada de trabalho do magistério, a garantia de continuidade do SOME, a atualização das progressões funcionais, a realização de concurso público para todos os cargos e níveis em que haja necessidade e a celeridade no processo de reforma e adequação de nossas escolas continuam exigindo atenção do Estado e influenciam diretamente na qualidade do ensino na rede estadual.

Ainda durante a cerimônia de lançamento do ano letivo de 2023, no Hangar, Helder, novamente tentou colocar a problemática dos péssimos índices da educação no Pará nas costas de nossa categoria, mas teve que ouvir as cobranças por condições de trabalho, reforma das escolas e garantia de insumos necessários, espaços reformados e climatizados, alimentação e transporte escolar de qualidade, mobiliário em condições de uso, o que lamentavelmente não é a realidade da grande maioria de nossas escolas.

Por isso, convocamos todos/as para o Ato Público em Defesa da Educação, que ocorrerá nesta quinta-feira (16), às 9h, em frente ao SEDUCÃO (Av. Aug. Montenegro).

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip