Ao longo dos anos a educação não tem sido prioridade no Brasil, e nós sempre fomos mal interpretados/as como o/a profissional que deveria apenas servir a sociedade, renunciando as nossas próprias vontades em função de outras… Ou seja, não se preocupam com nossos baixos salários, com os assédios, mas estamos aqui na luta pó valorização profissional e pessoal, e por uma educação crítica e com liberdades fundamentais, em nossa incessante busca pelo pleno desenvolvimento da personalidade humana.
Hoje, comemoramos sim, mas refletindo sobre nossa importância na vida do ser humano e na sociedade em que vivemos. Sabemos que muitos/as professores/as já tombaram para garantir os direitos que atualmente temos, mas o avanço da perseguição política-ideológica aos/as que lutam por uma educação crítica, reflexiva e emancipadora é gigantesca.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Pará – SINTEPP (Regionais e Subsedes) parabeniza todos/as os/as professores e professoras que não desistem de lutar, de acreditar e de construir uma educação libertadora.
O trecho do poema do nosso amigo/camarada e professor Renato Caranã mostra o quanto é preciso valorizar e respeitar o professor.
“Escute o que eu te digo,
Nossa profissão é nobre,
Mas a maioria é pobre,
Falta de salário digno,
O docente traz consigo,
Frutos de vida e amor,
Do saber é semeador,
Que transforma realidade,
Respeito e dignidade”.
(Renato Caranã – dirigente do SINTEPP Mãe do Rio)
Eu peço ao/a professor/a, sigamos lutando, com coragem e esperança!
Coordenação Estadual do SINTEPP.