Sintepp participa de reunião entre entidades e prefeito de Belém

O Sintepp – Executiva Belém, em ação coordenada com demais entidades sindicais do funcionalismo público municipal, esteve na manhã desta segunda-feira (13) no Palácio Antonio Lemos para reunião com o prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), com o objetivo de obter retorno quanto à pauta unificada da Campanha Salarial/2015.

Participaram pelos sindicatos: Sintepp, Sintesp, Sintbel, Assipreb, Asfunpapa, Singmep, Sinsaude e Sindpdpa. O prefeito escalou seus assessores.

Em ofício, as entidades anteciparam ao governo que esperavam respostas sobre os seguintes pontos: Reajuste salarial aos servidores que possuem data-base no mês de maio; Reajuste do vale alimentação; Celeridade na liberação dos empréstimos consignados; Reestruturação do PABSS; e Crédito no valor do vale transporte até o 1º dia útil de cada mês.

Observe abaixo as conquistas dos trabalhadores e promessas do governo até o momento:

1. Reajuste salarial (data-base no mês de maio)

O governo diz que cumprirá o reajuste, com realinhamento salarial em cima da inflação do período (o que daria uma margem de 8,05% pelos cálculos apresentados na reunião).

1. Reajuste do vale alimentação

O governo garantiu que reajustará o vale alimentação acumulado nos anos anteriores gradativamente. Por exemplo, as perdas do período de 2010 a 2012 terão reajuste imediato de cerca de 22,35%.

Zenaldo disse ainda que as perdas referentes aos anos de 2013, 2014 e 2015 serão pagas até maio de 2016.

1. Celeridade na liberação dos empréstimos consignados

O prefeito esclareceu que a liberação de empréstimos consignados depende da aprovação do Tribunal de Conta Municipal (TCM); que deve finalizar seu levantamento para avaliação da disponibilidade de empréstimos até o final deste semestre.

1. Reestruturação do PABSS

As entidades propuseram a reestruturação do PABBS (plano de saúde) seja revista com a devida responsabilidade pelo governo e propôs a realização de fóruns de debate, seminários e ações que amenizem a precarização do serviço.

O governo se comprometeu em até o mês de maio realizar um seminário para funcionalismo público onde se debaterá o tema.

1. Crédito no valor do vale transporte até o 1º dia útil de cada mês

O governo afirmou que antecipará em um mês o pagamento do mesmo.

A Executiva Belém informa ainda que espera reunir ainda no mês de abril com a Secretária de Educação (Semec) para debater a pauta específica. “Hoje nossa reunião foi geral, pois contou com a presença de representantes dos diversos sindicatos que compõem o serviço público em Belém. No entanto, temos uma pauta específica que requer esclarecimentos e agilidade. O Sintepp já solicitou audiência com a Semec na qual cobraremos o cumprimento do afirmado por Zenaldo na mesa desta segunda-feira e debateremos além das pautas econômicas, registro síntese, reforma das escolas, pagamento dos adicionais de escolaridade, gratificações e licenças pendentes, gestão democrática e demais pontos de nossa pauta que já estão de posse da atual secretária”, explicou Maurilo Estumano, Coordenador Geral da Executiva Belém do Sintepp.

O sindicato continuará avaliando as propostas dialogadas com o prefeito e prevê a realização de uma assembleia geral até o início de maio, onde a categoria poderá analisar cuidadosamente as evoluções e conquistas da campanha salarial deste ano e acumular nossas sugestões e denúncias que venham a prejudicar o trabalhador e que infiram diretamente na qualidade de ensino.

Fique atento (a) as ações de sua categoria. Filie-se ao Sintepp.

Sintepp na luta em defesa de uma escola pública de qualidade social, com valorização profissional.

Só avança quem luta!